O que a escola precisa ensinar no século XXI?

 

As primeiras décadas do século XXI mostraram que o mundo está em constante e (desejável) transformação. Essa é uma verdade e uma condição irreversível, e nada pode frear tais avanços.

Há retrocessos em termos de sociedade? Sem dúvida. Porém, podemos pensar que esses “passos para trás”, dados por algumas pessoas, são, como nas marés: um recuo breve para um nova onda, ainda mais forte.

Se for o caso de ser “50 anos em 5” ou “50 anos em 50”, isso depende de uma união e educação de todos. E o lugar disso é a escola. Assim, quais são alguns dos valores que a escola precisa ensinar, para garantir a continuidade dessa revolução progressista?

Confira:

 

1.     Organicidade Humano-Natureza

Organicidade não é um valor muito comentado e pregado, mas ele é essencial, e é um dos norteadores do pensamento ecologista. Entender seres humanos como parte orgânica de um mundo natural, muito maior do que eles, é oque vai garantir a sobrevivência saudável de nossa raça.

Basta lembrarmo-nos da recente pandemia envolvendo Novo Coronavírus. O desequilíbrio ambiental que levou à propagação do vírus se deveu, principalmente, ao desmatamento de matas virgens em países como China e Índia.

E serviu de alerta: tratamos a natureza como um produto, quando na verdade, ela é uma parte viva do planeta. Analistas apontam, inclusive, para o risco de novas epidemias virais, surgindo em regiões desmatadas, como a Amazônia.

A forma demudar isso é orientando as novas gerações. Orientando inclusive para a seguinte ideia:

 

2.     Diminuir o consumismo, aumentar os R’s da ecologia

O consumismo é um dos problemas de nossos dias, uma vez que ele estimula a produção desenfreada de mais produtos. Porém, as commodities usadas para a produção desses novos produtos (bem como o descarte dos antigos) pode ser ecologicamente nociva para o planeta.

Consumir, em si, não é um problema, desde que seja feita de forma equilibrada com o meio que no cerca. A forma de isso acontecer é reforçando os R da sustentabilidade:

  1. Reduzir – o consumo
  2. Reciclar – o lixo produzido
  3. Repensar – a produção e utilização de bens
  4. Reutilizar – produtos e materiais
  5. Recusar – o consumo de produtos por indústrias sem preocupação socioambiental

 

3.     Tolerância e aceitação

Aceitar as diferenças na forma como outras pessoas vivem suas vidas e seus corpos é vital, para a sobrevivência da raça humana. Aceitar as diferenças é o que garantirá um futuro de paz e cooperação entre as pessoas.

É preciso deixar de lado ideologias individuais, quando essas apontam para uma recriminação das diferenças. Muitos transtornos e crises individuais são causados pela violência contra pessoas de gêneros, credos, etnias ou modos de vida diferentes.

Ensinar a equidade é o caminho para isso.

 

4.     Ética

O valor mais difícil, certamente, pois ele envolve uma reforma íntima individual, inacessível aos educadores. Ensinar ética é sempre uma aposta.

Como falar contra a corrupção em um mundo corrupto?  Que lucrar a qualquer custo não compensa? Apenas assim, será possível avançar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.