4 dicas de como liderar equipes difíceis

 

Muitas vezes, artigos que falam sobre gestão de pessoas e negócios, só dão dicas de liderança e coordenação de projetos de uma forma idealizada. Ou seja, falam dicas preciosas, mas desconsiderando uma questão importante: você está lidando com pessoas, e pessoas são diferentes umas das outras.

Isso, em geral, é uma grande vantagem, uma vez que diferentes potencialidades individuais sempre podem (e devem) ser usadas para a formação de uma equipe preparada, criativa e proativa.

Entretanto, pessoas também podem ser difíceis de lidar, exatamente por serem assim: diferentes umas das outras. Logo, liderar uma equipe nem sempre é uma tarefa fácil; se a equipe está alinhada, o gestor consegue coordenar o trabalho.

Agora, se a equipe não estiver bem alinhada… Aí tudo parece que está fadado ao erro.

Então, como lidar com equipes difíceis? Confira 4 dicas.

 

1.      Identifique os problemas

Identificar o problema de uma equipe é o primeiro passo para conseguir coordena-la rumo ao sucesso. Pode parecer algo simples, mas nem sempre é.

Às vezes, o problema de uma equipe está disfarçado em outras questões. Converse individualmente com cada membro da equipe, sem julgar nenhum deles, e sem jogar um contra o outro.

Por sua vez, explique seu lado: exponha suas ideias com clareza, peça sugestões, mostre-se aberto a busca de soluções.

Em alguns casos, pode ser necessário afastar alguns membros da equipe, de forma temporária ou definitiva. Se esse for o caso, não hesite em fazê-lo (depois de conversar individualmente, claro).

 

2.     Não abra muitas concessões

Se você está lidando com uma equipe difícil, não abra muitas concessões aos interesses e ideias dos membros. Você é o coordenador, ou seja, é você que precisa determinar os limites da criatividade e iniciativa dos membros.

Separe o pessoal do profissional. Você estão lá para trabalhar.

E às vezes, o excesso pode ser nocivo. Direcione a criatividade e iniciativa de todos para o objetivo principal, o objetivo que você definiu.

Há momentos onde de um trabalho em equipe em que não há o que fazer, senão seguir os direcionamentos do coordenador, sob o risco do trabalho não avançar.

Nesses momentos, especifique isso. Seja bem direto e focado, e diga “não” sempre que você considerar um momento próprio para tal.

Se for necessário, evoque a sua hierarquia, e use o poder investido a você para tomar decisões, emitir recusas e afins. Se você precisar afastar alguém, faça. Lembre que tanto no sucesso quanto no fracasso, quem responderá é você.

 

3.     Seja legalista

Nunca aja fora das normas internas da empresa. Se sua equipe for de pessoas difíceis, converse com os membros, a partir dos termos da legislação interna e das leis do trabalho, ponto.

A melhor forma de evitar “dores-de-cabeça” é sendo ortodoxo, em relação às metodologias de trabalho.

 

4.     Direcione as potencialidades individuais

Colocar pessoas, individualmente, para elas executarem aquilo que fazem de melhor, às vezes, é a única solução. Às vezes, trabalhos em grupo viram disputas de ego. Separando, você evita isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.