5 filmes para você utilizar nas suas aulas de ciências

 

Aulas de Ciências no ensino regular podem ser momentos divertidos e dinâmicos ou aulas complexas, cheias de teorias, contas e conceitos que poucos de fato aprendem.

Isso acontece por conta de alguns tópicos serem bastante abstratos, ou atravessados por fundamentos difíceis de serem ensinados sem exemplos ilustrados.

Por exemplo, como falar de reações químicas, sem mostrar experimentos, mesmo que seja um tão simples quanto a interação de ácido acético e bicarbonato de sódio?

Essa questão faz com que muitas escolas invistam em laboratórios de ciências completos. Sabemos que essa não é realidade de todas as instituições.

Então, o que fazer para reverter o problema?

Uma solução criativa, e que pode ser bastante eficiente na hora de despertar o interesse pelas ciências, é por meio de filmes. Não filmes institucionais ou didáticos, ainda que esses tenham grande valor.

Aqui estamos pensando em filmes com historias, enredos e afins. São filmes que podem levar a aulas sobre Evolução Das Espécies, Bioquímica, Virologia, Física, entre outros.  Confira:

 

1.      O menino que descobriu o vento (2019)

Filme do diretor inglês Chiwetel Ejiofor, aqui, acompanhamos a historia do menino William, filho de fazendeiros do Malauí (África), diante da crise hídrica, e consequente crise de abastecimento.

William percebe que um professor da cidade tem uma bicicleta com um dínamo, que acende a lanterna do veículo. Logo, William começa a estudar Física, para descobrir meios de construir um gerador de energia eólica, para ligar a bomba de água da cidade, e assim salvar a todos da fome.

 

2.      Césio 137 – o Pesadelo de Goiânia (1990)

Filme de forte carga dramática, reconta a história do acidente envolvendo o descarte incorreto de um aparelho de raio x, e o consequente vazamento da carga – césio 137, material altamente radioativo.

O filme mostra como a falta de informação e o descaso governamental contribuíram para amplificar os danos do acidente, apontando para a consequências desastrosas da demora das equipes de resgate, na contenção da radioatividade.

 

3.      Radioactive (2019)

Filme inglês que retrata a vida de Marie Curie, de seu começo humilde, sua busca por autonomia nos trabalhos laboratoriais até suas pesquisas inovadoras com radioatividade.

O filme ainda reforça a coragem de Marie, no enfrentamento ao machismo dos meios científicos de seu tempo.

 

4.      20.000 léguas submarinas (1954)

Adaptação grandiosa, do romance de Júlio Verne, foi uma produção marcantes para a época.

Verne foi um dos pais da ficção científica, e muito das tecnologias de seus livros (inexistentes na época da publicação), hoje estão presentes no dia-a-dia.

Focar esse aspecto, no filme, pode ser um caminho para se debater sobre os progressos científicos. Outro ponto que o filme desperta é o de Éticas nas ciências.

 

5.      Lunar (2009)

Filme sobre viagens espaciais e o impacto delas em seres humanos. O filme acompanha a volta de um astronauta à Terra, porém, sofrendo os efeitos de tanto tempo longe de seu planeta.

O filme pode ser usado para debater astronomia e éticas em viagens espaciais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.