5 erros de entrevistas de emprego

Uma das maiores dificuldades que algumas pessoas encontram, na hora de buscar um emprego, é com a entrevista.

Isso porque, entender a dinâmica desse processo não é algo simples, e mesmo os melhores guias não contam com um fator: o humano.

Ou seja, nunca sabemos o que nosso entrevistador, de fato, ira buscar. Se ele for uma pessoa extremamente ética e profissional, os manuais de RH vão dar todas as respostas.

Porém, é provável que ele não consiga se afastar de sua opinião e visão pessoal sobre você – porque, francamente, somos humanos e esse traço de personalidade é o que nos distingue de outros seres.

Logo, como ter uma boa entrevista de emprego? Que erros não cometer? Veja no nosso artigo.

 

1.     Fazer piadas

Senso de humor é fundamental, para enfrentar os problemas da vida e lidar com situações adversas. Entretanto, na entrevista de emprego, é melhor você evitar.

Você não precisa agir como uma máquina. Mas não fique tentando fazer tudo parecer engraçado.

Um comentário espirituoso e comportado ajuda você a se aproximar do recrutador. Uma anedota não.

 

2.     Desviar dos assuntos

Um dos maiores erros que entrevistados cometem é desviar do assunto que for tratado. Se o recrutador quiser conversar de outras coisas, tudo bem. O problema é se a a mudança de assunto vier da sua parte.

Isso transmite desinteresse, falta de segurança em tratar de questões profissionais e até falta de habilidades profissionais.

Lembre: a entrevista de emprego é a primeira avaliação pela qual você está passando na empresa. Haja com profissionalismo, então.

 

3.     Usar palavras inadequadas

Não importa qual seja o cargo pretendido, não use gírias ou palavrões numa entrevista de emprego. Isso também mostra falta de profissionalismo, além de sugerir que você tenha pouco domínio da linguagem formal.

Claro que o vocabulário específico de uma profissão (como termos latinos jurídicos, ou termos empresariais em inglês) está liberado, a depender do tipo de vaga pretendida.

Em outros casos, se atenha a linguagem mais formal e tradicional possível.

 

4.     Exagerar na autocrítica

Fazer autocríticas é importante. Saber quais são seus pontos fracos, traços de sua personalidade a melhorar, suas dificuldades profissionais, áreas que você não domina ou não gosta…

Porém, elas não devem ser o centro da entrevista. Alguns pontos negativos, inclusive, sequer devem ser mencionados. Imagine você falar numa entrevista de emprego que é impulsivo ou que não gosta de trabalhos em equipes…

Ao invés de falar seus problemas, reforce as qualidades. Diga que você tem um perfil dinâmico, ao invés de dizer que é impaciente, por exemplo.

 

5.     Menosprezar a vaga

Pode parecer incoerente, mas muitos entrevistados menosprezam a vaga para qual estão concorrendo, sem saber. Como?

A primeira forma, talvez, seja dizendo que seu interesse é temporário. A maioria das empresas não quer contratar alguém que não queira crescer com eles.

A segunda forma é reduzindo seus objetivos a um salário. As empresas buscam pessoas que querem estar lá por acreditarem naquele segmento, ou nas possibilidades dele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.