5 dicas importantes para professores substitutos

Quando vamos começar a carreira de professor, principalmente na rede pública, o mais comum é que o primeiro cargo seja de professor substituto. Professores mais antigos têm mais pontuação (no caso do serviço público), por isso, conseguem pegar aulas. Logo, cabe aos mais novos, cargos como os de substituto.

E a situação mais comum do mundo é, por exemplo, o profissional ser professor de Inglês, e, precisar substituir o professor de História (meu caso, muitas vezes).

Como lidar com isso? O que fazer nesse caso?

Minha experiência de quase cinco anos em escolas aponta para diversas soluções. Vamos a 5 delas!

(Nota: nenhuma delas é “aula livre”)

 

1.     Faça um arquivo de aulas da sua matéria (ou do assunto que você mais gosta)

Ter um arquivo com aulas prontas facilita, em muito, sua vida. Aulas prontas, no caso, pode ser, simplesmente, uma folha de papel com um texto e perguntas. Muito do que vai acontecer na sala de aula depende, principalmente, da sua performance.

Você pode pensar nessa solução, como se você fosse um maestro com uma partitura. A aula/partitura é seu guia da “música”. A forma como sua “orquestra” vai interpretar a música depende da sua condução.

Mas a forma básica está lá.

 

2.     Saiba o que o professor titular está ensinando

Isso facilita muito, porque, nesse caso, seus alunos não se sentirão “enganado” isso é, fazendo algo que não tem importância para eles.

Essa dica funciona melhor no caso de uma substituição de matérias como matemática. Afinal, fazer exercícios de matemática, repetidamente, é uma forma de praticar.

Mas, se você souber o que outros professores estiverem trabalhando, passar conteúdos extras, daquela matéria, vai te ajudar – e muito.

Vale até você combinar com os professores, caso a falta já seja programada, ou ainda, combinar de repassar as atividades para eles, depois.

 

3.     Aposte em filmes e atividades lúdicas

Passar um filme, mesmo que seja um filme pouco didático, é uma opção para quem é professor substituto. Aqui vale até você passar um filme com perguntas, depois. Mas, sair um pouco da lógica de sala de aula, de só copiar, ajuda.

Afinal, para muitos alunos, o professor substituto está só “tapando buraco”.

Logo, atividades lúdicas (jogos, caça-palavras, brincadeiras) também são uma opção.

 

4.     Foque no conteúdo que você gosta

O professor titular tem uma desvantagem: ele precisa ensinar o que não gosta, ás vezes. O substituto pode ensinar só o que gosta, quando a escola permite (esse é o caso de escolas públicas). Ou seja, se você é de substituto de Português, não precisa passar gramática – pode focar em literatura.

Dar uma aula sobre o que te interessa motiva os alunos, também.

 

5.     Tenha um arquivo de aulas-base de outras matérias

Aulas-base são aulas com conceitos iniciais, sobre algum assunto. Por exemplo, em gramática do português, uma aula-base é sobre verbos; uma aula avançada é sobre adjuntos adverbiais. O conteúdo da primeira é algo simples; da segunda não. Tenha isso em todas as matérias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.