3 sinais de que você está tendo problemas no trabalho

 

Muitas vezes, em nossos ambientes de trabalho, somos cobrados. Cobrados por produtividade, pontualidade, decoro… Tudo muito natural, afinal, sem esses pilares, dificilmente uma empresa ou organização sobrevive.

Entretanto, há situações em que o ambiente de trabalho começa a nos causar problemas. Começamos a sofrer muitas cobranças, passamos por injustiças, nos deparamos com um projeto que não conseguimos levar.

Essas situações de stress causam efeitos na saúde e na vida profissional dos funcionários, mas, pela cultura agressiva de “produtividade acima de tudo”, nós não percebemos. Vamos aceitando.

Até que começam os problemas. Problemas de saúde, relacionamento, produtividade…

Só que os problemas não acontecem “do dia pra noite”. Alguns sinais sutis vão surgindo e às vezes, nosso próprio corpo e nosso inconsciente mandam essa mensagem.

Quais são os sinais de que você anda tendo problemas no trabalho?

 

1.      Você se atrasa com frequência

Ser pontual é uma obrigação, afinal, temos que cumprir nossas atividades. Logo, cumprir o horário e se programar para os horários darem certo é essencial.

Mas, eventualidades acontecem. Acaba a luz e o despertador não toca. Você fura o pneu, e perde 1 hora trocando. Se atrasa.

É normal, eventualmente acontece. Se há um banco de horas, você paga com elas. Se não há, você é descontado.

Agora, se isso começa a acontecer demais ou com frequência, temos um problema. Provavelmente, você age para se atrasar de propósito – mas sem perceber.

Se você está tendo muitos atrasos, pense: O seu trabalho anda cobrando ou exigindo demais? O que tem feito você se atrasar?

 

2.      Você está se alimentando mal

Comer “porcarias” – doces, salgadinhos e coisas do tipo – é algo que todo mundo faz às vezes. Porém, isso vira um problema quando essas comidas começam a ser a sua refeição.

Claro que o problema pode ser meramente uma questão de educação alimentar.

Porém, se antes você era uma pessoa de comer legumes e frutas, mas agora está come “porcarias”, isso pode ser um sinal: seu corpo busca recompensas rápidas e fáceis –gordura e os açúcares proporcionam isso.

Se alimentar não é, simplesmente, matar a fome: existe um prazer no ato de comer. A que prazeres gastronômicos você está se entregando?

 

3.      Você está se vestindo mal

Se vestir bem ou mal, aqui, se refere exclusivamente à condição das roupas que você tem usado no trabalho, e não às marcas ou orientações de moda vigente.

Você pode estar com uma roupa nova, mas cujas cores não combinam, ou de uma loja de cortes estranhos. Ainda assim, o sinal evidente é: você procura ir com roupas que demonstrem bem-estar, apreço por aquele lugar e pelas ações que lá se fazem.

Se você não está gostando de seu trabalho, e se sente que não queria estar lá, provavelmente suas roupas vão refletir isso, sem que você perceba. Serão roupas desbotadas, furadas, manchadas.

É como se seu inconsciente falasse: por que ir com uma boa aparência para um lugar onde você não quer estar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.