Unespar recebe inscrições para Vestibular Complementar 2024

Veja como participar do processo seletivo

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é uma instituição de ensino superior pública mantida pelo Governo do Paraná.

A universidade oferece uma série de oportunidades e de cursos para os seus estudantes, atraindo estudantes de todo o Brasil anualmente.

Os estudantes interessados em estudar na Unespar devem ficar atentos, pois as inscrições para o Vestibular Complementar 2024 da instituição já estão abertas.

Dessa forma, para que você consiga realizar a sua inscrição e participar do processo seletivo, separamos um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular Complementar 2024 da Unespar, incluindo datas, oferta de vagas e funcionamento. Vamos conferir!

Vestibular Complementar Unespar: inscrições estão abertas

Conforme indicado no edital do processo seletivo, as inscrições para o Vestibular Complementar 2024 da Unespar estão abertas desde a última terça-feira, 12 de março. Todos os candidatos poderão se inscrever até às 23h59 do dia 31 de março.

A inscrições poderão ser realizadas somente de forma online por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível na página dedicada ao Vestibular da Unespar no site da instituição. Não serão aceitas inscrições realizadas de outras formas.

No momento da inscrição, o candidato deverá indicar se fará a prova pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas.

Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos de inscrições? Acesse o edital do Vestibular Complementar 2024 da Unespar e confira mais informações sobre o processo seletivo.

Vestibular Complementar Unespar: taxa de inscrição

Segundo as informações presentes no processo seletivo, os estudantes não precisarão pagar nenhum tipo de taxa de inscrição para participar do Vestibular Complementar 2024 da Unespar. Dessa forma, a inscrição é 100% gratuita.

Vestibular Complementar Unespar: funcionamento do processo seletivo

Todos os candidatos inscritos no processo seletivo da Unespar deverão participar de uma prova de redação no dia 07 de abril. Os portões de acesso ao local onde será realizada a prova serão abertos às 13h e fechados às 13h30.

Unespar
Todos os candidatos deverão fazer uma prova de redação. Imagem: Unespar/Reprodução

A prova de redação irá começar às 14h e terá duração de 2h30. O texto de cada candidato irá receber uma nota de 0 a 1000. Serão eliminados do processo seletivo os candidatos cuja redação:

  • Apresentar qualquer tipo de identificação do candidato;
  • For escrita  lápis ou caneta com a cor da tinta diferente de azul ou preta;
  • Fugir ao tema proposto; Não atender ao limite mínimo e máximo de linhas estabelecido;
  • For ilegível.

Além disso, devemos destacar que alguns candidatos também poderão realizar outros exames. Os vestibulandos que se inscreverem em cursos que exigem aptidão, como Música, também deverão fazer os Testes de Habilidades Específicas (THE).

Vestibular Complementar Unespar: oferta de vagas

Por meio do Vestibular Complementar 2024, a Unespar está oferecendo 661 vagas em diversos cursos de graduação ministrados pela universidade nos campi de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I (Embap) e CuritibaII-(Fap), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

Dentre os cursos com vagas disponíveis, podemos citar Matemática, História, Geografia, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Biológicas, Letras, Serviço Social, etc.

A Unespar irá utilizar o sistema de cotas nesta edição do processo seletivo. Do total de vagas destinadas ao sistema de cotas, será feita a seguinte distribuição:

  • 25% das vagas para estudantes em geral;
  • 20% das vagas para estudantes pretos e pardos que tenham cursado o ensino médio integralmente em uma escola da rede pública;
  • 5% das vagas para pessoas com deficiência, independentemente do percurso de formação (escola pública ou privada).

Vestibular Complementar Unespar: divulgação dos resultados

Segundo o calendário divulgado pela Unesp, o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 23 de abril e estará disponível no site da instituição.

Por fim, todos os candidatos aprovados no processo seletivo deverão realizar os procedimentos de matrícula na Unespar entre os dias 25 e 26 do mesmo mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.