Unesp recebe inscrições para Vestibular Meio de Ano

Veja como se inscrever e participar do Vestibular da Unesp

Universidade Estadual Paulista (Unesp) é uma instituição de nível superior pública que foi fundada no ano de 1976 e que possui diversas unidades no estado de São Paulo.

A Unesp oferece diferentes oportunidades e cursos de excelência para os seus alunos e, dessa maneira, não é de se surpreender que a instituição atraia novos estudantes todos os anos por meio de seus processos seletivos.

Se você está interessado em estudar na Unesp, fique atento: as inscrições para o Vestibular Meio de Ano 2024 estão abertas e todos os estudantes já podem se inscrever.

Assim, para que você consiga fazer a sua inscrição e participar do processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular Meio de Ano da Unesp. Vamos conferir!

Vestibular Meio de Ano Unesp: inscrições começam nesta segunda-feira (15) 

Conforme havia sido indicado no calendário oficial do processo seletivo, as inscrições para o Vestibular Meio de Ano da Unesp começaram nesta segunda-feira, dia 15 de abril, e todos os estudantes interessados poderão se inscrever até o dia 07 de maio de 2024

As inscrições deverão ser realizadas de forma online por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Fundação Vunesp, responsável pela realização do processo seletivo da Unesp. Não serão aceitas inscrições realizadas de outras maneiras.

Nesta edição do Vestibular de Meio de Ano da Unesp, poderão participar da seleção somente os estudantes portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificado da Conclusão da Educação de Jovens e Adultos (Encceja) ou portadores de diploma de Curso Superior. Dessa forma, os jovens que ainda estão no primeiro ou no segundo ano do ensino médio não poderão participar do processo seletivo.

Ficou com alguma dúvida sobre as inscrições? Acesse o Manual do Candidato do Vestibular Meio de Ano da Unesp e confira mais informações sobre o processo seletivo.

Vestibular de Meio de Ano Unesp: taxa de inscrição

Todos os participantes que não foram contemplados pela isenção da taxa de inscrição precisarão pagar uma taxa de R$ 192,00 via cartão de crédito ou boleto bancário para participar do Vestibular Meio de Ano da Unesp. 

Os pedidos de isenção foram recebidos até o último domingo (14)e o resultado dos pedidos será divulgado para os candidatos no dia 29 de abril e poderá ser consultado nos sites da Unesp e da Vunesp.

Vestibular Meio de Ano Unesp: provas

Todos os estudantes inscritos no Vestibular Meio de Ano da Unesp deverão realizar duas provas, que serão realizadas em duas fases diferentes.

A primeira fase (prova de conhecimentos gerais) será aplicada no dia 26 de maio e as provas serão compostas por 90 questões objetivas (de múltipla escolha) sobre tema das seguintes áreas: Linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); Ciências da Natureza e suas tecnologias (biologia, química e física); Matemática e suas tecnologias.

Unesp
Provas serão aplicadas em duas fases. Imagem: Unesp/Reprodução

A segunda fase, por sua vez, irá acontecer nos dias 23 e 24 de junho. Na ocasião, os estudantes deverão enfrentar uma prova de conhecimentos específicos com 36 questões discursivas sobre temas estudados ao longo do ensino médio. Além disso, os estudantes também deverão escrever uma redação com base no tema proposto pela banca examinadora.

As provas serão realizadas nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos, estado de São Paulo.

Vestibular Meio de Ano Unesp: estão sendo oferecidas vagas para os cursos de engenharia

Por meio do Vestibular de Meio de Ano 2024, a Unesp irá oferecendo 160 vagas para ingresso no segundo semestre de 2024. Os cursos com vagas disponíveis são os seguintes: Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, ministrados na cidade Ilha Solteira.

As vagas serão divididas entre o Sistema Universal (SU) e o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). De acordo com as informações divulgadas, metade das vagas serão reservadas aos estudantes das escolas da rede pública de ensino e, dentro dessas vagas, 35% serão direcionadas aos estudantes pretos, pardos e indígenas.

Vestibular Meio de Ano Unesp: resultado

A primeira chamada do Vestibular Meio de Ano 2024 da Unesp será divulgado no dia 12 de julho

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.