Vestibular UERJ: inscrições abertas para 1º Exame de Qualificação

Veja como se inscrever e concorrer às vagas da UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma instituição pública de ensino superior pública com sede principal no Rio de Janeiro/RJ.

O processo seletivo da UERJ é dividido em etapas, denominadas de Exames de Qualificação e Exame Discursivo. Os estudantes que pretendem participar da seleção devem ficar atentos: as inscrições para o 1º Exame de Qualificação começam nesta segunda-feira (15).

Assim, para que você consiga fazer a sua inscrição e participar do processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ. Confira!

Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ: estudantes já podem se inscrever

Conforme indicado no edital oficial do processo seletivo, os estudantes interessados poderão se inscrever no 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 a partir desta segunda-feira, 15 de abril. As inscrições serão aceitas até o dia 06 de maio. 

Os estudantes poderão se inscrever  de forma online através do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site do Sistema de Administração de Concursos da UERJ. É preciso realizar login no site utilizando CPF e senha ou criando um cadastro.

Ficou com alguma dúvida sobre os procedimentos de inscrição? Acesse o edital do 1º Exame de Qualificação da UERJ e confira mais informações sobre o processo seletivo. 

Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ: isenção da taxa de inscrição

Os estudantes deverão realizar o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 90,00 para participar do 1º Exame de Qualificação da UERJ.

Porém, os estudantes também puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição entre os dias 14 e 18 de março. O benefício poderia ser solicitado por todos os candidatos com renda mensal familiar menor ou igual a um salário mínimo e que estão cursando o último ano do Ensino Médio ou que já concluíram o Ensino Médio.

O resultado preliminar dos pedidos de isenção foram divulgados na última quarta-feira, 10 de abril.

Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ: provas

As provas do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ serão aplicadas no dia 09 de junho de 2024. Os estudantes poderão acessar os locais de prova a partir do dia 27 de maio.

UERJ
Todos os participantes irão realizar as provas em junho. Imagem: FDR/Reprodução

Os exames serão compostos por questões objetivas sobre assuntos das seguintes áreas do conhecimento: Linguagens; Matemática; Ciências da Natureza; e Ciências Humanas.

Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2025 da UERJ: publicação dos resultados

Segundo as informações contidas no edital, o resultado do 1º Exame de Qualificação do Vestibular da UERJ será publicado no dia 14 de junho e todos os candidatos aprovados poderão participar do 2º Exame de Qualificação.

As inscrições para o 2º Exame de Qualificação acontecerão entre os dias 15 de julho de 05 de agosto. As provas dessa fase, por sua vez, serão realizadas no dia 08 de setembro e os resultados serão divulgados no dia 13 do mesmo mês. 

Vestibular Estadual 2025 da UERJ: ciclo de palestras

A UERJ organizará palestras para os estudantes que participarão do Vestibular Estadual 2025. As palestras abordarão os livros indicados para cada fase do Vestibular.

Veja as datas a seguir:

  • 1ª Palestra: sobre o livro indicado para o 1º Exame de Qualificação 2024
    • “As mentiras que os homens contam”, de Luís Fernando Veríssimo, a cargo de Ricardo Benevides.
    • 28 de maio – 15h
  • 2ª Palestra: sobre o livro indicado para o 2º Exame de Qualificação 2024
    • “Quincas Borba”, de Machado de Assis, a cargo de Felipe Mansur.
    • 27 de agosto – 15h
  • 3ª Palestra: sobre o livro indicado para a prova de Redação, no Exame Discursivo 2024
    • “O conto da aia”, de Margaret Atwood, a cargo de Eleonora Ziller.
    • 12 de novembro – 15h
  • 4ª Palestra: sobre o livro indicado para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas, no Exame Discursivo 2024
    • “Caim”, de José Saramago, a cargo de Sérgio Nazar David.
    • 21 de novembro – 15h

As palestras serão realizadas de forma presencial, no Auditório 11 do Campus Maracanã, às 15 horas. Mas, elas também serão transmitidas e gravadas pelo canal da TVUERJ no Youtube. A participação é gratuita.

Como funcionará o Vestibular Estadual 2025 da UERJ?

O Vestibular Estadual da UERJ é dividido em 3 etapas. A primeira delas é o 1º Exame de Qualificação, composto por provas com 60 objetivas de múltipla escolha, abrangendo conteúdos das matérias de Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Física, Química, Biologia, Geografia, História e Sociologia. 

A segunda etapa (2º Exame de Qualificação) será composta por uma prova discursiva, contendo questões sobre diversas disciplinas, como Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Língua Portuguesa e Literatura. 

Por fim, a última etapa do processo seletivo é o Exame Discursivo, com uma proposta de redação e questões discursivas sobre temas diversos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.