UFT encerra inscrições para Vestibular 2024/2

Veja como participar da seleção

Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma instituição de ensino superior pública com sede principal na cidade de Palmas, Tocantins.

Todos os estudantes interessados em estudar na UFT devem ficar atentos: o período de inscrições para o próximo processo seletivo da instituição será encerrado nesta quarta-feira, 27 de março.

Dessa forma, para que você ainda consiga se inscrever e saiba quais serão os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo com todas as informações de que você precisa para participar do Vestibular 2024/2 da UFT. Confira!

Vestibular UFT 2024/2: inscrições terminam hoje (27)

Conforme indicado no calendário oficial presente no edital de abertura do Vestibular 2024/2 da UFT, publicado em fevereiro de 2024, as inscrições para a próxima edição do processo seletivo da instituição já podem ser feitas. Todos os candidatos poderão se inscrever até às 17h do dia 27 de março.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente de forma online por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Copese, responsável pelo processo seletivo da UFT. Não serão aceitas inscrições realizadas de outras maneiras.

UFT
As inscrições deverão ser feitas de forma online. Imagem: UFT/Reprodução

Durante a inscrição, os estudantes deverão informar uma opção de curso de graduação dentre as opções da UFT ou da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins). Além disso, será necessário indicar uma categoria de participação no processo seletivo: ampla concorrência ou reserva de vagas (sistema de cotas).

Segundo as informações divulgadas, todos os candidatos poderão solicitar atendimento especial durante a prova. Para isso, será necessário anexar os documentos referentes à solicitação de atendimento especial até o dia 28 de março.

Após realizar a inscrição, os estudantes poderão visualizar a situação da mesma. Para isso, basta clicar em “visualização da inscrição”. No dia 15 de abril, a UFT irá divulgar a relação preliminar das inscrições confirmadas e os candidatos poderão enviar recursos até o dia 16 de abril.

Por fim, a lista oficial com os nomes dos candidatos que tiveram a inscrição homologada será divulgada às 17h do dia 22 de abril e estará disponível no site da Copese.

Ainda está com alguma dúvida sobre as inscrições? Acesse o edital do Vestibular 2024/2 da UFT e confira mais informações sobre o processo seletivo.

Vestibular UFT 2024/2: taxa de inscrição

Todos os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 140,00 até o dia 28 de março para participar do Vestibular 2024/2 da UFT. O pagamento da taxa é fundamental para a confirmação da inscrição no processo seletivo.

Porém, precisamos destacar que a UFT também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os pedidos foram recebidos em fevereiro e o resultado definitivo dos pedidos foi divulgado e está disponível no site da Copese.

A UFT estabeleceu alguns critérios para a solicitação da isenção da taxa nesta edição do vestibular. Puderam pedir o benefício os candidatos que:

  • Forem membros de uma família de baixa renda e estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Possuírem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e tiverem cursado todo o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino ou em uma escola da rede privada com bolsa integral.

Vestibular UFT 2024/2: provas acontecem em maio

Nesta edição do Vestibular, a UFT irá aplicar uma prova presencial para os candidatos inscritos no processo seletivo. As provas serão realizadas no dia 19 de maio de 2024, nas cidades de Palmas, Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis. Todos os estudantes poderão acessar os locais de prova a partir das 17h do dia 03 de maio.

Os exames serão compostos por uma proposta de redação e por questões de múltipla escolha sobre tópicos variados estudados ao longo do ensino médio. As questões do Vestibular 2024 serão distribuídas entre as seguintes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Vestibular UFT 2024/2: gabaritos e resultados

A versão preliminar do gabarito do Vestibular da UFT será divulgado no dia 20 de maio, enquanto o gabarito definitivo será liberado para os candidatos no dia 03 de junho, após a análise dos recursos enviados pelos estudantes.

Por fim, o resultado definitivo do Vestibular 2024/2 UFT será publicado no dia 08 de julho. A instituição irá liberar a consulta ao desempenho individual de cada candidato até às 17h do mesmo dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.