Enem: confira 5 dicas de estudantes que tiraram MIL na redação!

Veja dicas de estudantes que alcançaram nota máxima na redação do Enem: eles desenvolveram estratégias para aprimorar a organização do texto e enriquecer o repertório.

Quando você está se preparando para a redação do Enem, é bom receber dicas, não é mesmo? E se essas dicas vierem de quem já teve sucesso? Melhor ainda!

Alguns estudantes que tiraram mil na redação usaram estratégias diferentes, outros se concentraram no básico, mas todos conseguiram a nota máxima – o que pode ser crucial para ser aprovado.

Portanto, veja as dicas abaixo e aproveite para já praticar sua redação!

Veja também: Palavras-chave da Matemática para estudantes de ENEM, Vestibular e Concursos

5 dicas para alcançar a nota mil na redação do Enem

1 – Leve a redação a sério o ano inteiro

Não adianta lembrar da importância da redação só perto do dia da prova do Enem. É essencial priorizá-la desde o início e praticar com frequência e disciplina. Luana Pizzolato, de 20 anos, destacou que é um trabalho para o ano todo. Ela sugeriu que os estudantes escrevam uma redação por semana no primeiro semestre, usando o tempo disponível para compreender a estrutura do texto.

Assim, a partir do segundo semestre, é recomendável escrever duas redações por semana, cronometrando o tempo. Isso permite simular as condições do dia do Enem.

2 – Tenha um repertório coringa

Certamente você já ouviu professores falarem sobre como é importante ter variedade de repertório ao escrever um texto. Isso é muito considerado pelos avaliadores na hora de dar a nota.

Mas, com tantos temas diferentes que o exame apresenta todos os anos, como se preparar para isso?

Uma dica simples é criar um “repertório coringa”, como sugere Yasmin Damasceno, de 19 anos. A ideia é pesquisar e estudar diversas referências, como citações, livros, filmes e conceitos que possam ser aplicados em diferentes temas. Em outras palavras, são exemplos que se adaptam facilmente.

Além disso, outra ideia é criar um “caderno de repertórios”, como fez Caroline Souza Oliveira, de 21 anos. Ela anotava tudo que considerava relevante para possíveis textos em um caderno separado.

“Era só eu ler uma citação em aula, assistir a um filme ou ver algo interessante na internet, que eu anotava nesse caderninho. Sempre que possível, eu o carregava comigo. Quando não dava, anotava no celular e depois passava para lá”, explicou.

3 – Fique por dentro das atualidades

Durante o ano do vestibular, os estudantes costumam focar nas matérias e passar horas estudando o que foi ensinado em aula, teorias e exercícios. No entanto, é essencial também estar atento ao que está acontecendo no mundo ao redor para melhorar a qualidade da redação.

“É muito importante acompanhar os acontecimentos do nosso país, já que o Enem sempre aborda questões sociais do Brasil. Ter empatia pelos que vivem essas situações e ainda sofrem com elas também é crucial”, afirma Catharina Simões, de 18 anos.

Veja também: Ufopa recebe inscrições para Vestibular 2024 via ENEM

4 – Aprenda com seus erros

Você pode escrever três redações por semana, mas se não tentar entender quais erros cometeu, como melhorar e o que poderia ser feito diferente, sua preparação não será tão eficaz.

Em outras palavras, simplesmente receber uma redação corrigida por um professor, verificar a nota e guardar o texto na gaveta sem uma análise profunda não adianta. É necessário ter um olhar crítico e trabalhar para melhorar seus pontos fracos. Essa é a dica da Victoria Nascimento, de 20 anos.

5 – Cuidado com as “fórmulas”

Por fim, é importante não aceitar tudo o que você lê como regra e acabar com um texto muito rígido. Um exemplo disso são as estruturas de uma dissertação. Durante sua preparação, você encontrará muitos modelos prontos de redações consideradas ideais, divulgados em redes sociais ou por professores que prometem sucesso garantido. Mas isso não quer dizer que esse formato dará certo para você.

Letícia Vicente, de 17 anos, inventou um jeito próprio de se sair bem na prova de redação. Durante o ensino médio, ela criou um esboço de texto que conseguia utilizar com sucesso em qualquer tema.

Desse modo, a estudante diz que criou seu próprio modelo de redação, inspirando-se em outras redações bem avaliadas do passado, mas sem copiá-las diretamente.

Veja também: Palavras-chave da Biologia para estudantes de ENEM, Vestibular e Concursos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.