UFPR divulga datas do Vestibular 2025

Conheça as principais datas do processo seletivo

Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma instituição de ensino superior pública que foi fundada no ano de 1912. Atualmente, a universidade é uma das mais conceituadas do Brasil.

A instituição oferece uma série de oportunidades e cursos de graduação de excelência, atraindo estudantes de todas as partes do país.

Os estudantes que querem estudar na UFPR devem ficar atentos: a instituição já divulgou as datas da próxima edição do seu Vestibular.

Dessa maneira, para te ajudar a participar do processo seletivo, separamos um resumo completo com as principais informações que você precisa saber sobre o Vestibular 2025 da UFPR, incluindo inscrições, datas e funcionamento das provas. Vamos conferir!

Vestibular UFPR 2025: período de inscrições

Segundo as informações divulgadas pela UFPR até o momento, o período de inscrições para o Vestibular 2025 da instituição começará no dia 29 de maio e todos os candidatos interessados poderão se inscrever até o dia 22 de agosto de 2024.

As inscrições somente poderão ser feitas de forma online por meio do preenchimento de um formulário eletrônico disponível na página dedicada ao Vestibular da UFPR. Será necessário realizar login no site utilizando CPF e senha ou criando um cadastro.

No momento da inscrição, os candidatos deverão optar por uma categoria de concorrência: concorrência geral ou concorrência especial.

UFPR
Edital do Vestibular 2025 da UFPR será divulgado em maio. Imagem: UFPR/Reprodução

O edital com todas as informações sobre o Vestibular 2025, por sua vez, será publicado no dia 13 de maio. Dessa maneira, caso tenha alguma dúvida, acesse o site oficial do Vestibular da UFPR.

Vestibular UFPR 2025: taxa de inscrição

Todos os candidatos interessados em participar do Vestibular 2025 da UFPR deverão realizar o pagamento de uma taxa de inscrição. Na última edição do processo seletivo, o valor da taxa de inscrição era de R$ 195,00.

Porém, os estudantes também poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição. Assim como nas edições passadas, poderão solicitar o benefício todos os candidatos inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e os estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas da rede particular com renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Vestibular UFPR 2025: provas

As provas do Vestibular da UFPR serão aplicadas em duas fases. A primeira fase será realizada no dia 20 de outubro de 2024 e as provas serão compostas por 90 questões de múltipla escolha (objetivas) sobre conteúdos estudados ao longo do ensino médio.

As provas da segunda etapa, por sua vez, serão aplicadas entre os dias 01 e 02 de dezembro de 2024. Serão convocados para a segunda fase os candidatos melhor classificados na primeira fase.

Nesta edição do Vestibular, a UFPR irá aplicar as provas nas cidades de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.

Vestibular UFPR 2025: lista de obras obrigatórias

A UFPR selecionou algumas obras literárias que deveriam ser lidas por todos os participantes do Vestibular 2025. Os livros escolhidos foram abordados por questões de literatura e de outras disciplinas na primeira e na segunda fase do processo seletivo. Veja quais foram as obras literárias selecionadas para o último Vestibular da UFPR:

  • A falência, de Julia Lopes de Almeida;
  • Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Noite na taverna, de Álvares de Azevedo;
  • O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques;
  • Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus;
  • O drible, de Sérgio Rodrigues;
  • O sol na cabeça, de Geovani Martins;
  • Poema sujo, de Ferreira Gullar.

A instituição manteve alguns livros da edição passada do processo seletivo e acrescentou três novas obras à lista do Vestibular 2025. Os novos livros são: “Poema sujo”, “O sol na cabeça” e “O drible”.

Vestibular UFPR 2025: divulgação do resultado

Segundo o cronograma divulgado pela UFPR, o resultado do processo seletivo será publicado no dia 24 de janeiro de 2025.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.