UFMS publica calendário do Vestibular 2025

Veja quando as provas serão realizadas

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é uma instituição de ensino superior pública que possui a sua sede principal na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A instituição oferece uma grande quantidade de opções diferentes para os seus estudantes em termos de cursos de graduação e oportunidades. Dessa forma, não é de se surpreender que a universidade atraia milhares de novos alunos todos os anos.

Os estudantes interessados em estudar na UFMS devem ficar atentos: a instituição acaba de divulgar o calendário do Vestibular 2025. O objetivo é que os estudantes consigam se preparar a tempo para participar dos processos seletivos da UFMS.

Dessa forma, para que você descobrir quais são as principais datas e participar do processo seletivo, separamos um resumo completo com aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular 2025 da UFMS, incluindo datas, provas e funcionamento. Confira!

Vestibular UFMS 2025: principais datas já foram divulgadas

Nesta quinta-feira, dia 28 de março, a UFMS publicou o calendário dos Processos Seletivos 2025: o Vestibular 2025 e o PASSE 2025 (Programa de Avaliação Seriada Seletiva).

O Vestibular tradicional é destinado aos estudantes que estão cursando a última série do ensino médio ou que já concluíram o ensino médio. O PASSE, por sua vez, é um vestibular seriado. Nesse caso, os estudantes fazem provas ao final de todos os anos do ensino médio, mas somente podem concorrer às vagas no último ano.

Segundo as informações publicadas até o momento, o conteúdo programático para os Vestibulares 2025 da UFMS será divulgado para os candidatos no mês de abril. Os editais dos processo seletivos, por sua vez, serão publicados no dia 02 de setembro.

Edital UFMS
Os editais dos processos seletivos da UFMS serão divulgados no mês de setembro. Imagem: UFMS/Reprodução

As provas do Vestibular 2025 serão aplicadas no dia 01 de dezembro, das 08 às 13h. Os exame serão compostos por questões objetivas de múltipla escolha e também por uma proposta de redação. Na última edição do processo seletivo, o tema da redação do Vestibular da UFMS foi: “O Direito às artes como direito à condição humana”.

Além disso, devemos destacar que a UFMS irá reservar vagas conforme a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dessa maneira, os estudantes poderão por uma dentre duas modalidades no processo seletivo: reserva de vagas ou ampla concorrência.

Além disso, segundo as informações publicadas pela UFMS, os estudantes que ainda estão cursando a primeira ou a segunda série do ensino médio poderão participar do processo seletivo como treineiros, mas não poderão realizar matrícula na UFMS caso sejam aprovados.

As provas das três etapas do PASSE 2025, por sua vez, serão realizadas no dia 08 de dezembro, também das 08 às 13h.  O processo seletivo é composto por três etapas e a escolha do curso só ocorre na última, quando também é aplicada a prova de redação.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, “A consolidação da realização das provas nos dois primeiros domingos de dezembro estabelece uma cultura e permite que os jovens que desejam estudar na UFMS se preparem com antecedência.”

Ficou com alguma dúvida sobre o processo seletivo da instituição? Então, acesse o site oficial do Vestibular 2025 da UFMS e confira mais informações sobre o calendário.

Vestibular UFMS 2025: quando começam as inscrições?

A UFMS ainda não divulgou nenhuma informação sobre as datas das inscrições no Vestibular 2025.

Além das datas de inscrição, a UFMS ainda deverá divulgar outras informações importantes, como os locais de prova. Na última edição do processo seletivo, as provas foram aplicadas nas seguintes cidades: Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.