Resultado do ENEM 2023 para treineiros está disponível

Veja como acessar o resultado e conferir as suas notas

Milhares de estudantes participaram das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 05 e 12 de novembro de 2023. A prova, criada em 1998, é uma ferramenta que permite o ingresso dos candidatos em instituições de ensino brasileiras.

Nesta terça-feira, 19 de março, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas do ENEM 2023 para os candidatos que participaram da prova na condição de “treineiros”.

Assim, para que você entenda como acessar a sua pontuação, separamos um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre o resultado do ENEM 2023 para treineiros. Vamos conferir!

ENEM 2023: resultado para treineiros é divulgado nesta terça (19)

Conforme o anúncio oficial do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o resultado da prova do ENEM 2023 para os candidatos treineiros oi divulgado nesta terça-feira, dia 19 de março.

O resultado para os estudantes que não fizeram da prova na condição de treineiros já havia sido divulgado no mês de janeiro. Porém, a partir desta terça (19), todos os participantes que se inscreveram no ENEM 2023 enquanto treineiros, ou seja, que estavam cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio em 2023, poderão consultar as notas obtidas em cada uma das cinco provas que compõem o exame. 

Acessar o resultado do ENEM 2023 é simples. Veja o passo a passo e consulte as suas notas:

  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Faça login com o seu número de CPF e autentique o seu usuário;
  3. Clique em “enviar”;
  4. Pronto: agora é só conferir as suas notas.

Segundo os dados divulgados pelo MEC, mais de 630 mil estudantes participaram do ENEM 2023 como treineiros. Ao todo, 3,9 milhões de candidatos se inscreveram na última edição da prova.

ENEM 2023: espelho da redação já pode ser acessado

Além do resultado do ENEM para os candidatos treineiros, o Inep também divulgou o espelho da redação para todos os candidatos que participara do ENEM, incluindo aqueles que já acessaram a própria nota em janeiro.

Prova do ENEM
Inep também divulgou o espelho da redação do ENEM. Imagem: Ministério da Educação/Reprodução

A consulta pode ser realizada diretamente na Página do Participante do Inep.

Como recuperar a senha do ENEM 2023?

Muitos candidatos acabam perdendo a senha cadastrado no momento da inscrição no ENEM 2023. Porém, essa senha será fundamental para acessar a Página do Participante e visualizar o resultado do ENEM.

Mas, fique tranquilo: recuperar a senha do ENEM é simples. Confira o passo a passo:

  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Informe o seu CPF e clique em “esqueci minha senha”;
  3. Em seguira, o sistema te oferecerá várias opções para recuperar sua senha: validação de CNH, uso de título de eleitor, código por email, mensagem no celular, etc;
  4. Escolha uma das opções disponíveis e redefina a sua senha.

ENEM 2023: como a prova foi corrigida?

O ENEM 2023 foi corrigido por meio do TRI (Teoria de Resposta ao Item), um método foi pensado para fornecer uma pontuação mais justa do que a metodologia tradicional de correção, que considera somente o número de acertos. Com o TRI, a pontuação do candidato não é determinada pela quantidade de respostas certas, mas pelo nível de dificuldade das questões.

O TRI é um sistema considera a dificuldade das questões de acordo com os acertos e erros dos participantes da prova: quanto mais estudantes acertam uma questão, mais fácil ela é considerada. Dessa forma, certar uma questão difícil na prova do ENEM pode garantir mais pontos do que acertar uma questão fácil. O método foi criado para detectar um padrão nas respostas dos estudantes. Assim, se um estudante acerta todas as questões difíceis e erra as fáceis, o TRI irá detectar que as respostas incoerentes e, com isso, o estudante irá perder pontos. 

Mas, devemos ressaltar que a correção pelo TRI pode afetar as notas dos candidatos, já que o método não considera somente o número de acertos ou erros, mas também o nível de dificuldade de cada questão. Assim, dois candidatos que acertaram o mesmo número de questões podem receber notas diferentes, dependendo da dificuldade das perguntas que cada um dos estudantes acertou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.