Quais são as “doenças do futuro”? Como evitar elas?

 

Muitas vezes apontada como “Mal do Século”, a Depressão é, de fato, uma patologia que aflige milhões de pessoas em todo o mundo, e pode ser considerado um dos grandes problemas de saúde de nosso tempo.

Mas ele não é o único. Com os avanços que nossa sociedade se depara, há algumas doenças que serão cada vez mais comuns, no século 21.

Algumas estão associadas às mudanças climáticas. Outras, ao nosso estilo de vida. Há, por fim, aquelas que são simplesmente associadas ao fato de que estamos vivendo mais.

Logo, você sabe quais são as “doenças modernas”?

Confira aqui, 5 delas; veja como você pode se prevenir.

 

1.     Doenças cardiovasculares

Problemas como infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca, e ocorrências relacionadas a eles – como Acidentes Vasculares Cerebrais – são cada vez mais comuns, entre pessoas com amis de 40 anos.

Isso acontece por diversos fatores. Um primeiro deles é o tabagismo. As pessoas ainda fumam – e bastante. Contudo, não é apenas o cigarro, o vilão dos pulmões.

A prevenção dessas moléstias passa por alimentação, estilo de vida e antitabagismo.

 

2.     Doenças respiratórias

Intrinsecamente ligadas às doenças cardiovasculares, as moléstias respiratórias também afetam uma grande parcela da população.

Podemos até dizer que enfermidades no coração podem levar a elas, uma vez que os sistemas vasculares e pulmonares estão intimamente interligados.

Catástrofes ambientais como a poluição dos grandes centros, e estilos de vida sedentários (como jornadas de trabalho em escritórios com mais de 40 horas) favorecem distúrbios respiratórios.

 

3.     Diabetes

As diabetes, principalmente do tipo 2, são doenças cada vez mais comuns, e as causas incluem o estilo de vida. O fator genético pode ser significativo, mas ele também pode ser acompanhado pelo médico.

Os padrões de vida de nosso tempo são muito mais decisivos, para o surgimento de diabetes: Alimentação rica em açúcares e carboidratos refinados, somados a uma vida sedentária e com uso excessivo de álcool, pode levar à doença.

Alimentação saudável, pratica de exercícios físicos e controle de peso são formas de combater a diabetes – que, com a idade, tendem a surgir.

 

4.     Canceres

O câncer é um dos grandes problemas de nosso século, e os fatores que levam a ele são mais ou menos, os mesmos das anteriores. Substâncias tóxicas, como cigarro e álcool, também contribuem para a doença.

Além disso, sofremos com poluição. Mares e lençóis freáticos poluídos carregam elementos tóxicos, e esses passam a ser consumidos por nós, através dos alimentos. O uso de pesticidas agrava a situação.

Por fim, a falta de acompanhamento médico preventivo pode acentuar as chances de a doença aparecer.

 

5.     Demência e doenças neurodegenerativas

Patologias como Parkinson, Alzheimer e Demência serão cada vez mais comuns, no futuro, e isso se deve não apenas a fatores ambientais e ao estilo de vida adotado.

Fatores genéticos e a própria idade levam a essas moléstias. Porém, é evidente que, com um estilo de vida tóxico (como falamos acima), essas doenças tendem a vir com mais força.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.