Quais são as diferenças entre parlamentarismo e presidencialismo

 

Você sabe o que é parlamentarismo e presidencialismo? Como ele se relaciona com o sistema de governo e a forma do estado?

Apesar de estarem dentro da vida cotidiana do povo e de moldarem as decisões políticas tomadas dentro de um Estado, ou melhor, de organizar a vida política de um Estado, essas palavrinhas são pouco conhecidas da população em geral.

Mais: muitas vezes o sistema de governo que elas definem acaba se confundindo com a forma dos países.

 

O sistema de um governo: Definição da divisão do poder entre o legislativo e o executivo

Quando falamos de parlamentarismo e presidencialismo, estamos no referindo ao sistema de governo.

Um sistema de governo rege a relação entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo dentro de um país, e o parlamentarismo e o presidencialismo são formas de sistema de governo.

Porém, elas não são as únicas, também são sistemas de governo. Há também o semiprencialismo (sistema misto) e o diretorial.

Mas os mais conhecidos são o parlamentarismo e o presidencialismo.

 

O Parlamentarismo

Esse nome deve ser habitual para o nosso senso comum, uma vez que, por mais que as vezes não saibamos o que é o parlamentarismo, ouvimos de vez em quando nos jornais informações a respeito do nosso parlamento.

O parlamento é formado pela assembleia de representantes eleitos, que são responsáveis por legislar dentro de um Estado, de exercer o poder legislativo.

Dentro de um sistema parlamentarista, o chefe desse parlamento exerce grande poder e influência, tendo muito poder político. É ele que geralmente é conhecido como Chefe de Estado.

No parlamentarismo os líderes do legislativo, o chefe de estado, e do executivo (o Chefe de Governo), atuam em conjunto. Mas geralmente o Chefe de estado possui mais poder político do que o Chefe de Governo.

Para exemplificar isso podemos citar o caso da Inglaterra, principal Estado do Reino Unido, onde temos o primeiro-ministro como representante do parlamento e a representante da monarquia a Rainha como representante do executivo.

Entre as características do parlamentarismo que podemos destacar podemos citar que o Chefe de estado é geralmente escolhido pelo parlamento, e que ele possui o poder de dissolver o parlamento para poder governar.

 

O presidencialismo

Em contraposição, o presidencialismo é um sistema de governo onde o chefe de estado e o chefe de governo são representados pela figura do presidente, que pode ser eleito tanto por meio do voto direto como pode ser eleito por meio do voto indireto.

Além dessas, algumas outras principais características do presidencialismo são o fato de que o presidente exerce o seu cargo por um determinado período e que ele não pode dissolver o parlamento igual no parlamentarismo.

O Brasil possui o presidencialismo como sistema de governo, e é um bom exemplo para se ter em mente quando você quiser se lembrar da diferença entre o presidencialismo e o parlamentarismo.

A diferença entre o presidencialismo e o parlamentarismo é bem sútil, mas muito importante para as ciências políticas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.