ProUni 2024/1: Resultado da 1ª chamada está disponível

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta terça-feira, dia 6 de fevereiro, o resultado da 1ª chamada regular do ProUni 2024/1. O Programa Universidade Para Todos promove o ingresso de estudantes no ensino superior através da oferta de bolsas de estudo. Os candidatos já podem conferir se foram selecionados nessa primeira lista do ProUni 2024/1.

Como acontece tradicionalmente, os resultados foram divulgados de forma virtual. Portanto, para consultar a 1ª chamada, os candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Basta fazer login com as credenciais do GOV.BR.

De acordo com o cronograma do MEC, os candidatos pré-selecionados nesta 1ª chamada deverão confirmar as informações até o dia 20 de fevereiro para garantir a bolsa de estudo. A confirmação da inscrição será conduzido pelas próprias instituições de ensino, de modo que o estudante deve buscar informações diretamente na instituição para a qual foi aprovado.

Após a confirmação da inscrição, as instituições deverão registrar a aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada no Sistema do Prouni (SisProuni) entre os dias 6 e 23 de fevereiro. No mesmo período, também é necessário que elas emitam os respectivos Termos de Concessão de Bolsa ou Termos de Reprovação. 

Veja aqui o passo a passo para se inscrever no ProUni 2024/1. Imagem: govbr
As inscrições para o ProUni 2024/1 foram recebidas entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. Imagem: govbr

2ª chamada e demais datas

Os candidatos não selecionados na 1ª chamada do ProUni 2024/1 podem ainda ser pré-selecionados na próxima semana regular do programa. O ProUni conta com duas chamadas regulares e outras chamadas feitas por meio da lista de espera.Segundo o cronograma do ProUni 2024/1, a divulgação do resultado da 2ª chamada está marcada para o dia 27 de fevereiro.

Após a 2ª chamada, os candidatos não contemplados nas chamadas regulares poderão manifestar interesse na lista de espera para continuar na disputa por uma vaga. O período para indicar interesse na lista de espera é nos dias 14 e 15 de março. A chamada da lista de espera está prevista para o dia 18 de março.

ProUni 2024/1: Oferta de bolsas

Nesta edição, o ProUni contou com uma oferta recorde de bolsas. Estão sendo ofertadas mais de 400 mil bolsas de estudo nessa primeira edição do ano. Trata-se do maior número de vagas já ofertados pelo programa desde o seu lançamento, em 2005. As bolsas parciais, com 50% de desconto, e totais, com 100% de desconto.

Das 402.092 bolsas ofertadas, 304.638 são bolsas integrais e 97.454 são bolsas parciais. Puderam concorrer às bolsas parciais, estudantes que têm renda familiar mensal, por pessoa, de até 3 salários mínimos. Para as bolsas integrais, a renda familiar mensal exigida é de até 1,5 salário mínimo.

Seleção do ProUni

Além de considerar critérios de renda, o ProUni usa como referência para a seleção dos alunos o desempenho obtido pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição do ProUni 2024/1 puderam participar os estudantes com ensino médio completo que tenham feito o Enem 2022 ou 2023, obtendo, no mínimo, 450 pontos na média geral e nota acima de zero na prova de redação.

Além disso, é necessário para participar do programa que o candidato atenda a uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (sem requisitos de renda).

Leia também Mais de 50% das crianças do 2º ano do ensino fundamental não conseguem ler, aponta especialista do Unicef; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.