ProUni 2024/1: selecionados na 2ª chamada já podem comprovar informações

Os estudantes pré-selecionados na 2ª chamada do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2024/1 já podem dar início à comprovação das informações dadas no momento da inscrição no porcesso seletivo. De acordo com o calendário do Ministério da  Educação (MEC), o prazo para confirmar as informações será encerrado no dia 12 de março.

Conforme as orientações  dadas no edital do programa, a confirmação das informações pode ser feita de forma presencial ou virtualmente, com o envio da documentação online. No entanto, os convocadosdevem conferir como a instituição participante estabelece que seja realizada esta etapa.

O edital determina ainda que é facultado ao coordenador do ProuUni na instituição pedir outros documentos eventualmente julgados necessários à comprovação das informações. Desse modo, os estudantes devem ter atenção aos documentos solicitados. 

Essa etapa de confirmação das informações é obrigatória. Somente após comprovar os dados, o estudante poderá se matricular na instituição de ensino, garantindo a sua vaga.

Lista de espera do ProUni 2024/1

Tradicionalmente, o ProUni conta com duas chamadas regulares. Após essas duas convocações só  é possível continuar na disputa por uma bolsa participando da lista de espera. Portanto, os estudantes que não foram chamados na 1ª ou na 2ª chamada devem indicar interesse em participar da lista de espera. 

De acordo com o cronograma, os interessados deverão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 14 e 15 de março. O procedimento deverá ser feito de forma virtual,  exclusivamente por meio do site do ProUni. 

Ainda segundo o cronograma, o resultado da seleção via lista de espera será liberado pelo MEC no dia 18 de março. Os selecionados na lista de espera também deverão comprovar as informações dadas no momento da inscrição para garantir o direito à bolsa de estudos. 

O que é o ProUni?

O ProUni é uma das ações do governo federal criadas com o objetivo de facilitar e democratizar o acesso de jovens e adultos ao ensino superior. Desde 2005, quando aconteceu a primeira edição  do  programa, o governo seleciona estudantes para a concessão de bolsas de estudo, com descontos de 50% (bolsas parciais) e de 100% (bolsas integrais). 

Além de considerar critérios socioeconoômicos, a seleção do ProUni considera também o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Participam do ProUni as instituições de ensino superior privadas que aderem semestralmente ao programa. Tradicionalmente, o ProUni conta com dois processos seletivos por ano, sendo um no início do primeiro semestre e outro no meio do ano. 

Como foi o ProUni 2024/1?

De acordo com os dados divulgados pelo MEC, essa edição do programa contou com um número recorde de bolsas ofertadas. Ao todo, foram ofertadas mais de 400 mil bolsas de estudo, sendo 308.977 integrais e 97.451 são parciais. Os dados apontam ainda que as oportunidades estão distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

Como acontece tradicionalmente, as inscrições foram recebidas exclusivamente de forma virtual e gratuita. Os interessados puderam se inscrever por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Puderam se inscrever pessoas que têm o ensino médio completo e que fizeram uma das duas últimas edições do Enem. O MEC aceitou as notas do Enem 2022 e do Enem 2023. A nota mínima exigida foi de 450 na média geral e nota acima de zero na prova de redação. Além disso, o estudante não poderia ter feito a prova do Enem na condição de “treineiro”. 

Além de considerar as notas do Enem, a seleção considera também outros critérios elencados pelo MEC em ordem de prioridade. Nesse sentido, professores da rede básica sem formação adequada e alunos de escolas públicas têm prioridade na distribuição das vagas. 

Leia também Curso Pré-Vestibular Cecierj: Fundação abre o período de inscrição para mais de 8 mil vagas em curso gratuito; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.