ProUni 2024/1: Está aberto prazo para manifestar interesse na Lista de Espera

Estudantes podem indicar interesse até amanhã (19)

Começou nesta segunda-feira, dia 18 de março, o período para manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2024/1. Somente poderão concorrer às vagas da lista de espera os candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas do ProUni  2024/1.

De acordo com o último cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera termina amnhã, dia 19 de março. Portanto, os  interessados têm até as 23h59 (horário de Brasília) dessa quarta-feira para se inscrever na lista de espera. 

Conforme as orientações do edital, o procedimento deverá ser feito exclusivamente de forma virtual, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Basta clicar em “Manifestar interesse”, e fazer login no sistema com as credenciais da plataforma GOV.BR. 

As bolsas disponíveis para a seleção da lista de espera são remanescentes das chamadas regulares, ou seja, são aquelas vagas que, por algum motivo, não foram preenchidas anteriormente. 

Resultado da lista de espera 

De acordo com o cronograma do MEC, a divulgação do resultado da seleção da lista de espera está prevista para o dia 22 de março, próxima  sexta-feira. Os estudantes pré-selecionados deverão comprovar as informações dadas no momento da inscrição para garantir o direito à bolsa de estudos.

O prazo para a complementação das informações é  4 de abril. O procedimento poderá ser feito de forma virtual ou presencial, a depender da instituição de ensino em questão.

A 1ª chamada do ProUni 2024/1 foi divulgada! Imagem: gov.br
O ProUni 2024/1 contou com número recorde de bolsas de estudo ofertadas desde a sua criação. Imagem: gov.br/ Reprodução

Sobre o ProUni 2024/1

O ProUni é um programa do governo federal que tem como objetivo democratizar o acesso de jovens e adultos ao ensino superior. Nesse sentido, por meio do programa, o governo oferece bolsas de estudo com  descontos de 50% (bolsas parciais) e de 100% (bolsas integrais) para que os estudantes cursem uma graduação em instituição de ensino superior privada.

Os tipos de bolsas são definidos de acordo com a renda per capita mensal da família do participante. Desse modo, para obter uma bolsa de estudo integral é necessário comprovar renda familiar mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para a bolsa de estudo parcial, é preciso comprovar renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

De acordo com os dados do MEC, o ProUni 2024/1 contou com uma oferta recorde de bolsas. Foram ofertadas 400 mil bolsas de estudo, sendo 308.977 bolsas integrais e 97.451 parciais. Ao todo, 1.028 instituições de ensino superior particulares aderiram ao programa, oferecendo vagas para 15.482 cursos. 

Cronograma do ProUni 2024/1
Principais datas da primeira edição do ProUni. Imagem: GOV,BR/ Reprodução

 

O MEC rcebeu as inscrições para essa 1ª edição do programa deste ano entre os dias 29 de janeiro  e 2 de fevereiro. Como acontece tradicionalmente, as inscrições foram recebidas exclusivamente  de forma virtual e gratuita. 

Além de considerar critérios de renda, o programa considera também as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, somente puderam se inscrever os estudantes que fizeram o Enem 2022 ou o Enem 2023, tendo obtido nota acima de zero na prova de redação e média geral de, no mínimo, 450 pontos nas provas. 

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  1. tenha cursado:
    1. o ensino médio em escola da rede pública;
    2. o ensino médio em instituição privada, como bolsista.
    3. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    4. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
    5. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  2. seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
  3. seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos

Leia o edital do programa na íntegra para mais informações.

Leia também Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica recebe inscrições; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.