Profissão juiz: como atingir esse cargo?

 

Uma das profissões mais prestigiosas do mundo do Direito é a de Juiz. Isso porque, para ser um magistrado, são necessários anos de estudo e dedicação, além de ter um senso moral profundo.

Outro motivo que faz a profissão ser amplamente buscada, é no que se referem aos benefícios. Além dos imensos salários, há diversas bonificações, além da estabilidade.

Mas como é o percurso, até que esse objetivo seja alcançado? Qual é o caminho para alguém tornar-se um juiz ou juíza? O que é preciso estudar para passar nos concursos? E mais: é possível ser juiz, sem ser concursado?

Para saber tudo sobre a profissão, leia nosso artigo.

 

Primeiro passo: a graduação em Direito e os anos de trabalho

O primeiro passo para quem quer ser juiz é ser formado em Direito. Entretanto, a profissão traz uma peculiaridade, que difere ela de outras carreiras jurídicas: não é necessário ter um registro da OAB.

Mesmo assim, o concurso de juiz, seja em esfera Estadual, Federal, Militar ou Trabalhista é extremamente difícil e concorrido.

Logo, ser graduado, na maioria dos casos, é insuficiente.

 

Segundo passo: um currículo notável, uma vida ilibada

Além da graduação, o concorrente a um cargo de juiz precisa ter, no mínimo, três anos de vida profissional em jurisprudência, para conseguir ser aprovado.

Podem ser três anos como advogado, procurador, assistente técnico, dentre outros.

Outro caráter eliminatório é do aspecto moral e social. Ter uma vida ilibada é um pré-requisito, e isso incluí não ter pendencias financeiras, não ter uma ficha criminal, estar em dia com obrigações eleitorais e militares, dentre outros.

 

Terceiro passo: as provas

Além de ter toda a análise de currículo, candidatos a juízes passam por provas específicas. Há apenas uma exceção, que é via um dispositivo legal chamado Quinto Constitucional, isso é, 1/5 das vagas em certos tribunais sendo preenchidas por membros do Ministério Público.

Contudo, esse é um caso bem específico e bastante difícil de ser conseguido. Pode soar irônico, mas a verdade é que é bem mais “fácil” você ser juiz pelas provas.

Na maioria dos concursos, elas serão divididas em 3 etapas. A primeira é de testes de múltipla escolha. A segunda é dissertativa. A terceira é uma sabatina oral.

 

Como estudar para a prova?

Para você estudar para uma prova tão profunda, como a de juiz, não há muito mistério: estude as Leis e Teorias do Direito.

Você precisa ser um verdadeiro especialista na área em que pretende se aprofundar. Logo, fazer cursos de pós-graduação de diferentes níveis é essencial.

Além disso, ler provas anteriores e realizar a leitura diárias dos boletins de tribunais é fundamental, para você entender como os juízes foram avaliados no passado recente, e para entender o que vem sendo discutido e decidido na atualidade.

 

E depois da aprovação?

Depois da aprovação em todas as provas, ainda há os cursos de magistratura, que são vitais para uma atuação profissional sólida.

Seja um aluno exemplar. Apenas depois dessa aprovação sua carreira começará.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.