Por que ler sobre Geografia?

 

Uma das matérias de maior relevância, quando vamos pensar na organização de nosso mundo contemporâneo é a Geografia. Muitas vezes, depois de concluída a escola e o vestibular, esquecemos da matéria, em detrimento de leituras políticas ou econômicas.

Entretanto, a Geografia traz muito mais informações e conhecimentos, do que mapas e tipos de solo.

Ao explorarmos os diversos aspectos de um espaço geográfico e as relações de poder entre países, podemos compreender desafios globais, seja em Economia e Meio-ambiente, seja em Relações Humanas.

Assim, por que deveríamos continuar a estudar Geografia? Veja algumas razões.

 

1.     Compreensão do Mundo Globalizado

Estudar geografia nos permite entender como as nações interagem e se relacionam comercial e economicamente, em um mundo cada vez mais conectado.

Por exemplo, ao analisar os fluxos de comércio internacional, por um viés Geopolítico, podemos compreender como as políticas econômicas de um país afetam outros países e regiões.

Um exemplo seria a China, que vem se tornando uma potência econômica global, e influenciando o mercado interno de outros países, ao demandar soja para sua indústria agropecuária.

 

2.     Consciência Ambiental

A geografia nos traz conhecimentos sobre os ecossistemas e o impacto humano sobre o meio ambiente. Logo, estudar sustentabilidade a partir de uma perspectiva geográfica traz novas esferas do desenvolvimento sustentável.

A compreensão das questões ambientais é crucial para lidar com desafios como mudanças climáticas.

Por exemplo, ao estudar a desertificação no continente cerrado brasileiro, entendemos como o desmatamento, excesso de agrotóxicos e uso excessivo dos recursos naturais pode levar à degradação do solo e à escassez de água.

 

3.     Análise de Conflitos e Tensões Globais

Muitas pessoas estudam Política a partir das Relações Internacionais, e isso não é um equívoco. Entretanto, a geografia traz diversos pontos a essas questões.

A geopolítica nos ajuda a entender as disputas territoriais, os conflitos étnicos e as tensões que moldam as relações internacionais, ao colocar as relações históricas e de uso do meio, na sobrevivência e consolidação de povos.

Por exemplo, o conflito entre Israel e Palestina, pois traz muitas implicações, e é marcado, principalmente, pelas pautas territoriais e religiosas, uma vez que a região é cheia de recursos naturais preciosos.

 

4.     Planejamento Urbano e Regional

Dentro da Geografia há a Urbanização. O estudo da geografia urbana nos permite compreender as dinâmicas metropolitanas e regionais.

Geógrafos são profissionais que trabalham junto a Arquitetos e Gestores Públicos, para o planejamento e desenvolvimento sustentável das cidades e regiões.

Por exemplo, ao analisarmos o crescimento desordenado das metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, entendemos os desafios relacionados ao transporte, habitação e infraestrutura urbana.

 

5.     Tomada de Decisões Políticas e Econômicas

O conhecimento em geopolítica é essencial para a criação de políticas publicas eficazes, pois fornece insights sobre os contextos geográficos, culturais e econômicos dos contextos em que operam.

Por exemplo, um país precisa ter um estudo cartográfico e etnográfico detalhado e atualizado, a fim de identificar a viabilidade geográfica e urbana na instalação de polos de energia solar ou eólica.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.