Por que ler as Epopeias e Tragédias Gregas hoje?

 

Um dos pilares da estética literária ocidental são as epopeias e tragédias da Grécia antiga. algumas das obras têm mais de 2 mil anos, e mesmo assim, ainda hoje influenciam escritores e artistas, em todo o mundo.

Entretanto, para quem não é “da literatura” ou “das artes”, ler uma tragédia como Édipo Rei é… Uma tragédia. Piadas `parte, é fato que muitos estudantes, e público em geral, encontram extrema dificuldade na leitura de obras gregas clássicas.

Também pudera, é uma obra anterior a Língua portuguesa, de forma que algumas coisas de vocabulário se tornam quase impossíveis de entender.

Além disso, as personagens têm uma forma de ver e entender o mundo que difere, e muito, da nossa. Logo, os diálogos, num primeiro momento, não parecem fazer sentido.

Além, claro, das referências religiosas (hoje, lidas por nós como mitos), e que não parecem ter qualquer sentido: deuses que influenciam mortais, e se relacionam com eles.

Porém, ler uma obra grega é essencial, e aqui vamos dar alguns caminhos para esse ato não ser tão penoso.

 

Literatura grega e psicologia

A primeira forma como podemos ler uma obra literária grega, a mais óbvia talvez, seja pela associação entre as personagens e a psicologia.

E aqui, não estamos falando apenas de Édipo. De alguma forma, todas as figurar da literatura grega clássica representam elementos e arquétipos de nossa mente.

Quando consideramos essas personagens segundo esses arquétipos, o texto faz mais sentido, e até fluí melhor. Inclusive porque, em suas relações, as personagens revelam traços do comportamento humano.

O exemplo mais conhecido é Édipo. Mas podemos falar sobre a (famosa) fidelidade de Penélope, a força de Hércules, o ciúme de Hera, dentre outros.

Já as personagens, em si, são símbolos elas mesmas, de um conjunto de emoções e ideais. Por exemplo, Ulisses como um arquétipo da responsabilidade, Zeus como um arquétipo de masculinidade etc.

 

Histórias universais

Outro caminho para entendermos melhor a literatura grega clássica, é se pensarmos no enredo por aquilo que elas têm de universal. Inclusive, pelo fato de que foi esse aspecto “universal”, que elevou essas obras à condição de clássicos.

A Guerra de Troia é, antes de mais nada, uma reação de ciúmes e inveja, por exemplo. Medeia é, primeiro, uma história de rancor. A Odisseia é uma história de amor.

Pode parecer uma simplificação, mas pense que essa simplificação é apenas o primeiro passo para uma leitura mais profunda.

 

Literatura grega antiga e política

Outra forma de ler a literatura grega antiga é pela veia política. Uma peça de Sófocles não vai falar sobre as eleições, mas fala sobre estratégias de administração pública.

As teorias políticas de Platão, Aristóteles e outros filósofos gregos partem das obras de literatura. As noções de governo, poder, justiça e similares vêm das análises e leituras delas.

Muitas das personagens representam conceitos de teorias políticas desenvolvidas por Filósofos gregos. Outras personagens e situações foram usadas como exemplos e ilustrações para conceitos de Teoria do Direito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.