Como fidelizar clientes com um atendimento personalizado?

 

Um dos maiores problemas de quem atua com empresas de serviços é na fidelização do cliente. Todos os nichos têm concorrentes, por mais exclusivo e original que seu produto seja.

Logo, empreendedores precisam usar da criatividade, e do pensamento estratégico, para conseguirem novos consumidores, além de fidelizarem os antigos

Estratégias tradicionais, como descontos progressivos e ofertas exclusivas, funcionam. Mas não têm um retorno constante, salvo se o seu produto for de uso cotidiano. Mas nesse caso, marcas tradicionais dominam o mercado, por oferecerem opções genéricas de qualidade.

Logo, como fazer para fidelizar seu cliente? Uma opção, que tem crescido e apresentado resultados é o da personalização de itens.

A personalização é a criação de produtos exclusivos para aquele consumidor, e eles podem ser tanto como um bônus, quanto como o produto da venda em si.

Entenda melhor essa ideia.

 

1.      Produtos personalizados: um item de produção única, que reflete a personalidade do consumidor

Um produto personalizado é aquele que é criado exclusivamente pelo consumidor – ou para ele.

No caso de ser criado pelo cliente, podemos pensar em situações como bolos de festa temáticos, camisetas e canecas, e demais itens que podem ser impressos com a marca ou o tema escolhido pelo consumidor.

Já o produto feito para o cliente, é aquele feito para um cliente específico. Nesse caso, trata-se de uma criação original, com base no histórico de compras do cliente, seu perfil, seus gostos…

A ideia do último caso é a de um “mimo”, isso é, algo feito pensando em agradar apenas um cliente.

É uma forma de fidelizar o consumidor, bem como de criar uma relação de confiança e parceria entre comprador e vendedor.

 

2.      Quando um vendedor conhece seu cliente

Criar um produto exclusivo pressupõe um “conhecer o cliente”.

Logo, para isso, é importante que a empresa tenha um banco de dados sobre seus consumidores. Esse pode ser feito a partir de um histórico de compras, porém, para não ter nenhum risco de erro, o melhor é você criar um cadastro-pesquisa.

Um cadastro que, ao mesmo é uma pesquisa, mostra a preocupação em conhecer o consumidor. Também permite que você crie ofertas exclusivas de verdade, isso é, ofertas em itens que aquele consumidor vai aproveitar.

Ou seja, você passa a impressão de intimidade com o consumidor. O produto exclusivo ganha uma carga emocional.

 

3.      Produtos exclusivos: emoções e satisfação

O aspecto emocional de uma personalização de produtos não deve ser minimizado. Engajar o consumidor pelos sentimentos é vital, no caso de produtos exclusivos.

O consumidor precisa sentir, dentre outras emoções, afeto por aquilo que está sendo feito apenas para ele. Ele precisa se sentir especial enquanto pessoa; o item comercializado precisa refletir isso.

Outro aspecto é o da satisfação. Ou seja, o cliente sente satisfação em adquirir e personalizar aquele produto. Proporcionar essa emoção na hora de criar e consumir é vital.

Se o consumidor se diverte e emociona na aquisição, a própria experiência de compra vai virar um atrativo.

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