O Pé-de-Meia 2026 desbloqueia o pagamento de R$ 2.200 nesta segunda-feira (29) para os estudantes beneficiários do programa nascidos nos primeiros meses. O valor contempla quem concluiu o ensino médio em 2025 e pode ser sacado de forma integral.
A liberação ocorre por ordem de mês de nascimento e é automática: o estudante não precisa solicitar nada. O dinheiro cai na poupança social aberta pela CAIXA e fica disponível para movimentação pelo aplicativo.
Confira a seguir quem recebe já nesta segunda, como o valor é desbloqueado e de que formas o estudante pode sacar e usar o benefício.
Composição do valor de R$ 2.200 pago aos estudantes
O benefício de R$ 2.200 que será liberado já no final de junho de 2026 para os concluintes do ensino médio em 2025 tem sua composição detalhada da seguinte forma:
- R$ 1.000 relativos ao ciclo de 2024: valor já acumulado na conta do estudante ao longo do ano anterior, disponível para saque após a conclusão do ensino médio.
- R$ 1.000 relativos ao ciclo de 2025: valor creditado referente à permanência e conclusão do último ano.
- R$ 200 bônus Enem: pagamento extra para quem frequentou os dois dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025.
Ao totalizar esses montantes, chega-se aos R$ 2.200 que começam a ser liberados no calendário divulgado pelo MEC.
Como funciona o desbloqueio do pagamento do Pé-de-Meia 2026?
O desbloqueio do pagamento é totalmente automático. O Ministério da Educação (MEC) recebe a confirmação das instituições de ensino sobre a conclusão do ensino médio do estudante.
Assim que essa informação chega ao sistema do Pé-de-Meia, as parcelas são liberadas para saque na conta poupança digital, sem nenhuma burocracia adicional.
A conta utilizada é uma poupança social aberta pela CAIXA, via aplicativo CAIXA Tem, em nome de cada estudante. Toda a movimentação, inclusive consulta de saldo, transferências e saques, pode ser feita diretamente pelo app, de modo simples e acessível.
Quem recebe o pagamento nesta segunda-feira?
O calendário do Pé-de-Meia prioriza o mês de nascimento do estudante para organizar o fluxo de pagamentos e evitar sobrecarga no sistema bancário.
Os pagamentos de R$ 2.200 nesta segunda-feira (29) contemplam alunos nascidos em janeiro e fevereiro. Nos próximos dias, os demais nascidos recebem de acordo com a seguinte tabela:
Além desses pagamentos, há também a liberação do incentivo-frequência no valor de R$ 200 referente a frequência escolar de abril de 2026.
Como movimentar o recurso e tirar dúvidas?
O valor do Pé-de-Meia pode ser movimentado de diversas maneiras. O estudante pode utilizar o aplicativo CAIXA Tem para pagamentos, compras ou transferências.
Quem quiser, pode solicitar gratuitamente o cartão Pé-de-Meia pelo aplicativo, e utilizá-lo diretamente em estabelecimentos. Para saques em dinheiro, é permitida a retirada em casas lotéricas e terminais de autoatendimento, inclusive sem o cartão, bastando usar a biometria cadastrada anteriormente.
Para acompanhar informações sobre pagamento, regras e checar pendências, o estudante deve consultar o Consulta Pé-de-Meia, disponível no site do Ministério da Educação. Já detalhes sobre movimentação de valores, saldo e histórico de saque ficam disponíveis no CAIXA Tem e no aplicativo Benefícios Sociais.
Regras para receber o benefício do Pé-de-Meia
O Pé-de-Meia 2026 é destinado a estudantes do ensino médio regular e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), desde que estejam matriculados em escolas públicas e cumpram os critérios do programa:
- Frequência escolar adequada durante o ano letivo;
- Conclusão do ensino médio dentro dos prazos estabelecidos;
- Presença nos dois dias de prova do Enem para receber o bônus de R$ 200.
A checagem desses critérios é feita de forma centralizada pelo MEC e pelas escolas. Alunos que atendem aos pré-requisitos não precisam fazer solicitação: a liberação acontece automaticamente no cronograma divulgado.
Quer conferir mais sobre o Pé-de-Meia? Acesse a página inicial do Blog Pensar Cursos e assista ao vídeo abaixo:









