Beneficiários do programa Pé-de-Meia poderão sacar os pagamentos de R$ 200 e R$ 225 a partir da próxima segunda-feira (29). Quer descobrir a data do seu pagamento, os canais para esclarecer dúvidas e como sacar o benefício? Continue a leitura!
Calendário do mês de junho
Os repasses do lote de junho correspondem ao Incentivo-Frequência. Para saber em que dia você receberá, consulte no calendário abaixo o mês do seu nascimento e a data correspondente ao pagamento:
| Mês de nascimento | Data de pagamento |
|---|---|
| Janeiro e fevereiro | 29 de junho |
| Março e abril | 30 de junho |
| Maio e junho | 01 de julho |
| Julho e agosto | 02 de julho |
| Setembro e outubro | 03 de julho |
| Novembro e dezembro | 06 de julho |
Portanto, os estudantes nascidos em janeiro e fevereiro serão os primeiros a receber, conforme o calendário divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
Valor do benefício
O Incentivo-Frequência paga R$ 200 a estudantes do ensino médio regular e R$ 225 a estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Requisitos para receber o pagamento
Para receber o pagamento do Pé-de-Meia em junho, o estudante deve atender aos seguintes requisitos:
- Ter idade entre 14 e 24 anos e estar matriculado no ensino médio regular, ou ter entre 19 e 24 anos e estar matriculado na modalidade EJA.
- Fazer parte de uma família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda mensal de até meio salário mínimo por integrante;
- Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativo;
- Manter frequência escolar mínima de 80% nas aulas (a frequência calculada para o pagamento de junho é a do mês de abril).
Como sacar o benefício?
O valor pode ser retirado diretamente em agências ou terminais de autoatendimento da Caixa, mediante apresentação do cartão, senha e um documento de identificação. Outra opção é realizar operações pelo aplicativo Caixa Tem, que permite o uso dos recursos de forma digital.
Onde esclarecer dúvidas?
Para consultar informações sobre seu benefício ou obter esclarecimentos, utilize um dos canais abaixo:
- Aplicativo Caixa Tem;
- Aplicativo Jornada do Estudante;
- Página oficial de consultas;
- Portal Cidadão da Caixa.
Situações especiais e informações importantes
- Caso o benefício não seja creditado, procure diretamente a secretaria da sua escola para atualizar sua matrícula e frequência.
- Dados desatualizados ou incorretos no CadÚnico podem impedir o recebimento do incentivo.
- Mantenha suas informações sempre atualizadas na escola e, se necessário, busque atendimento em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
- Se as dúvidas persistirem, entre em contato pelo telefone 111 ou dirija-se a uma agência da Caixa.
- Caso a frequência mensal fique abaixo de 80%, o estudante perderá o direito ao pagamento referente àquele mês.
Impacto do Pé-de-Meia na continuidade dos estudos dos alunos
Conforme o Centro de Evidências da Educação Integral, o programa ajuda a evitar que 1 em cada 4 jovens em situação de vulnerabilidade abandone o ensino médio antes de concluir.
Ao proporcionar apoio financeiro às famílias dos estudantes da rede pública, o Pé-de-Meia se firmou como uma política essencial para incentivar a permanência dos alunos nos últimos anos do ensino médio.
Aproveite para assistir ao vídeo abaixo e confira o calendário anual de pagamentos:
Para não perder nenhuma novidade sobre o seu benefício, continue acessando o Blog Pensar Cursos diariamente!






