Estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia podem sacar mais de R$ 3.000 ao concluírem o ensino médio, desde que invistam o valor recebido pelo programa no Tesouro Selic. Quer entender qual é o incentivo oferecido para esse investimento e como funciona todo o processo? Continue a leitura!
Qual incentivo pode ser investido pelo estudante?
O incentivo que pode ser investido pelo estudante é o Incentivo-Conclusão, que paga, por ano, o valor de R$ 1.000. Esse valor é liberado a cada aprovação do estudante ao final de cada série do ensino médio, podendo totalizar até R$ 3.000 durante todo o ciclo.
Os valores pagos mensalmente pelo Incentivo-Frequência, que são R$ 200 para o ensino regular e R$ 225 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), servem para necessidades imediatas e não estão disponíveis para investimentos no Tesouro Selic, permanecendo apenas disponíveis na conta poupança do beneficiário.
O estudante só poderá sacar ou transferir o valor do Incentivo-Conclusão após concluir o terceiro ano do ensino médio, conforme prevê o regulamento.
Como funciona o investimento do Pé-de-Meia pelo Caixa Tem?
Ao receber o Incentivo-Conclusão, o estudante tem direito de escolher onde aplicar o dinheiro: pode deixá-lo rendendo na poupança tradicional da Caixa ou, se desejar, migrar para o Tesouro Selic diretamente pelo aplicativo Caixa Tem.
O Tesouro Selic é um título público de renda fixa considerado de baixo risco e com alta liquidez, recomendado para quem não quer arriscar perdas e pensa em preservar o poder de compra.
Ao investir no Tesouro Selic, o estudante verá o saldo render mais do que na poupança durante o período em que o valor permanece retido. Após concluir o ensino médio e ter o saque liberado, será possível movimentar o dinheiro conforme as necessidades.
Como escolher a melhor opção de investimento para o Pé-de-Meia?
O beneficiário do Pé-de-Meia pode analisar o perfil de risco, objetivo e prazo para acessar o dinheiro. Se deseja máxima segurança e rendimento acima da poupança, a recomendação institucional é optar pelo Tesouro Selic.
Quem quiser simplicidade e familiaridade, pode manter o valor na poupança, lembrando que o rendimento é menor.
Próximos passos para estudantes do Pé-de-Meia que querem investir
Ao receber o incentivo de R$ 1.000, o estudante deve acessar o aplicativo Caixa Tem, conferir as opções de investimento disponíveis e, se for menor de idade, solicitar a autorização do responsável.
A decisão entre poupança e Tesouro Selic pode impactar o valor final recebido no fim do ensino médio. Mais informações e atualizações sobre o programa estão disponíveis no portal oficial do Ministério da Educação (MEC).
Aproveite para assistir ao vídeo abaixo e conferir o calendário anual de pagamentos do programa para 2026:
Para não perder nenhuma novidade sobre o Pé-de-Meia, continue acessando o Blog Pensar Cursos.






