O pagamento de R$ 1.450 do Pé-de-Meia está prestes a começar a ser liberado para estudantes da EJA em 2026. Este valor corresponde a dois incentivos distintos do programa: duas parcelas de R$ 225 referentes ao incentivo de frequência escolar – totalizando R$ 450 – e mais R$ 1.000 como valor de conclusão, exclusivo para os alunos aprovados no 1º semestre de 2026.
Esses recursos serão repassados em dois calendários diferentes, proporcionando apoio financeiro para os jovens e adultos estudantes. Continue lendo e saiba mais detalhes!
Entenda o pagamento de R$ 1.450 do Pé-de-Meia
O programa, instituído pela Lei nº 14.818/2024, vai liberar a parcela de frequência referente ao mês de abril, no valor de R$ 225, entre os dias 29 de junho e 6 de julho. Já entre os dias 24 e 31 de agosto, além da parcela de frequência referente aos meses de maio e junho de 2026, também será realizado o pagamento do incentivo de conclusão do 1º semestre para os alunos da EJA.
Dessa forma, somando-se as duas parcelas do incentivo de frequência (R$ 225 + R$ 225), o total chega a R$ 450. Somado ao incentivo de conclusão, no valor de R$ 1.000, os estudantes receberão R$ 1.450.
Vale ressaltar que os estudantes do ensino médio regular também recebem o incentivo de frequência nesta etapa, porém no valor de R$ 200 por parcela.
Calendários do Pé-de-Meia
Veja as datas de acordo com o mês de nascimento dos estudantes:
Incentivo de frequência referente a abril/2026
| Mês de nascimento | Data de pagamento |
|---|---|
| Janeiro e Fevereiro | 29 de junho |
| Março e Abril | 30 de junho |
| Maio e Junho | 01 de julho |
| Julho e Agosto | 02 de julho |
| Setembro e Outubro | 03 de julho |
| Novembro e Dezembro | 06 de julho |
Incentivo de frequência referente a maio/junho e conclusão do 1º semestre/2026
| Mês de nascimento | Data de pagamento |
|---|---|
| Janeiro e Fevereiro | 24 de agosto |
| Março e Abril | 25 de agosto |
| Maio e Junho | 26 de agosto |
| Julho e Agosto | 27 de agosto |
| Setembro e Outubro | 28 de agosto |
| Novembro e Dezembro | 31 de agosto |
Entenda o programa e as regras para EJA

O Pé-de-Meia, criado pelo Ministério da Educação (MEC), funciona como uma poupança educacional para beneficiar estudantes matriculados na rede pública e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A proposta é incentivar a frequência, combater a evasão escolar e premiar a conclusão do ensino para quem enfrenta desafios adicionais.
O benefício é disponibilizado aos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que:
- Têm idade entre 19 e 24 anos;
- Estar matriculado em uma instituição da rede pública;
- Pertencem a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Têm renda per capita de até meio salário mínimo;
- Devem ter completado 19 anos até 31 de dezembro de cada ano.
O estudante que estiver matriculado e completar 25 anos durante o ano ou semestre será desligado do programa ao final do período letivo.
Prazos, regras e condições para garantir o benefício
O MEC instituiu critérios claros para evitar fraudes e garantir que o pagamento alcance de fato quem precisa. Para ter direito ao Pé-de-Meia, a família do estudante deve estar regularizada no CadÚnico até o prazo estipulado (7 de agosto de 2026), além de manter a matrícula ativa e frequência escolar acima dos 80%.
As secretarias de educação passarão a transmitir informações de frequência em janelas ampliadas, o que aumenta as chances de regularização de eventuais inconsistências cadastrais ou de presença.
É importante acompanhar as datas nos calendários, pois cada beneficiário receberá na data correspondente ao mês de nascimento indicado nos cronogramas. A conta é aberta na Caixa Econômica Federal em nome do estudante e os valores podem ser sacados conforme a liberação.
Sobre o Pé-de-Meia e outros incentivos do ensino médio público
O programa Pé-de-Meia oferece diferentes modalidades de apoio aos estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), priorizando famílias em situação de maior vulnerabilidade social.
Para esses alunos, o programa prevê o pagamento de R$ 200 pela matrícula e mais quatro parcelas de R$ 225 por semestre, vinculadas à frequência escolar. Além disso, também podem ser concedidos até R$ 1.000 por conclusão do ano letivo e uma bonificação de R$ 200 pela participação no Enem para os concluintes, desde que todas as exigências do programa sejam cumpridas.
No caso específico dos estudantes do ensino médio regular, os valores dos incentivos são os mesmos, com diferença apenas na forma de pagamento da frequência escolar, que ocorre em 9 parcelas mensais de R$ 200.
Como conferir os pagamentos e tirar dúvidas sobre o Pé-de-Meia
Para confirmar se tem direito, basta acompanhar o site do programa, bem como o acesso ao extrato pelo aplicativo Caixa Tem. Caso algum estudante não receba o pagamento na data prevista, deve procurar imediatamente a diretoria escolar ou a secretaria de educação do município ou estado para esclarecimentos e eventuais correções de cadastro ou frequência.
Para continuar acompanhando novidades sobre pagamentos, programas sociais e oportunidades na educação pública, acesse o Blog Pensar Cursos e fique por dentro de tudo que influencia a sua vida escolar!
Aproveite e assista ao vídeo abaixo para conferir informações sobre os pagamentos do Pé-de-Meia em junho:







