Governo BATE O MARTELO e inova na IDENTIFICAÇÃO de participantes do Encceja e Enem 2024

As provas terão a organização do Inep

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) terão regras novas para identificação de participantes dessa edição de 2024.

As provas terão a organização do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que implementou tais ordenações para este ano. O Enem não tem data oficial para acontecer, apenas uma preliminar que se baseia nas datas passas. Já o Encceja terá a aplicação das provas no dia 25 de agosto.

Regras para identificação de participantes no Encceja e no Enem 2024

Uma novidade em 2024 são os exames que aceitarão documentação válida de estrangeiros, conforme o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados. Ademais, documentos digitais serão aceitos também através do app da conta Gov.br.

A expansão de opções para apresentação dos documentos de identificação traz a exclusão do B.O (Boletim de Ocorrência), que comumente é apresentado pelos candidatos que tiveram a documentação roubada ou perdida.

A intenção é ampliar a segurança na identificação dos jovens e adultos, evitando, assim, as fraudes. As regras novas também permitirão o uso dos nomes sociais para travestis, transexuais ou transgêneros.

Para isso, os candidatos têm que ter o cadastro na Receita Federal. Assim, não é mais preciso enviar a documentação comprobatória, como feito anteriormente. Portanto, antes da inscrição, seja no Encceja ou no Enem, o candidato que quer se identificar com o nome social tem que verificar os dados e atualizá-los, caso necessário.

Enem 2024

O Enem é um dos exames organizados pelo Inep, que objetiva a avaliação das competências dos estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio. As provas são as principais vias para acesso ao ensino superior, seja em instituição pública ou privada.

A vaga na universidade pode ser conquistada ao se usar também as notas que foram obtidas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Mas, é preciso lembrar que cada um dos programas tem critérios para elegibilidade diferentes, além das regras próprias.

Quanto ao calendário completo e oficial, este ainda não teve sua divulgação feita. Por ora, só há datas preliminares. Por exemplo, as datas que listamos abaixo são somente uma estimativa:

  • 15 até 26 de abril – Justificativa para ausência/solicitação da isenção da taxa de inscrição;
  • 13 de maio – Resultado das justificativas e isenções da taxa;
  • 13 até 17 de maio – Recurso para estudantes com a justificativa e a isenção negada;
  • 24 de maio – Resultado dos recursos.

Encceja 2024

O Encceja também é um exame que o Inep oferece para jovens e adultos que não puderam concluir o ensino fundamental ou médio na idade certa. O exame é mais do que uma oportunidade para quem deseja obter o certificado.

Aqueles que querem obter o diploma do fundamental, é preciso ter, ao menos, 15 anos. Já para o ensino médio, 18 anos é a idade mínima.

O calendário oficial e completo já teve a divulgação feita, sendo:

  • 25 de março até 5 de abril – Justificativa da ausência na edição anterior;
  • 15 de abril – Resultado das justificativas de ausência;
  • 15 até 19 de abril – Recursos para quem teve a justificativa negada;
  • 23 de abril – Resultado dos recursos;
  • 29 de abril até 10 de maio – Inscrição no Encceja;
  • 25 de agosto – Aplicação da prova.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.