Correção de provas do ENCCEJA 2024 será DIFERENTE? Confira os critérios estabelecidos hoje (26)

O Encceja é um exame disponibilizado pelo Governo a jovens que não concluíram o ensino básico e/ou secundário nas faixas etárias adequadas

O Encceja 2024 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) será realizado no dia 25 de agosto. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou o edital desta edição.

O Encceja é um exame disponibilizado pelo Governo a jovens que não concluíram o ensino básico e/ou secundário nas faixas etárias adequadas, permitindo-lhes obter um certificado. Para os alunos que desejam realizar o exame, é fundamental conhecer as orientações e preparar-se adequadamente.

Como se preparar para o Encceja 2024

Uma estratégia para se preparar é compreender o exame e os procedimentos de pontuação associados. Seguindo as orientações definidas no edital oficial, o Inep publicou informações sobre as normas de correção do Encceja. Para obter detalhes adicionais, consulte este documento.

Qual o procedimento operacional do exame?

O exame do Encceja oferece oportunidade para jovens e adultos que não concluíram os estudos obterem o diploma. Para participar e obter a certificação do ensino fundamental, os candidatos devem ter pelo menos 15 anos de idade. Para a certificação do ensino secundário, aplica-se a idade mínima de 18 anos.

O exame está estruturado com base em Quadros de Referência, que definem os conhecimentos mínimos que devem ser abordados no ensino básico e secundário. Conquanto, o Encceja oferece quatro tentativas objetivas distintas, cada uma composta por 30 questões.

Além disso, os alunos são obrigados a entregar um ensaio argumentativo baseado em dissertação. As provas terão duração de até 4 horas para a sessão da manhã e 5 horas para a sessão da noite.

As provas apresentadas são as seguintes:

Exames do ensino primário

  • As ciências naturais;
  • Matemática;
  • As disciplinas oferecidas incluem Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras Modernas (Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física e Redação;
  • “História e Geografia.”

Exame para o ensino secundário

  • As disciplinas de Ciências Naturais e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • A disciplina de Matemática e suas tecnologias associadas;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, bem como Composição;
  • “Ciências Humanas e suas Tecnologias”.
Correção de provas do ENCCEJA 2024 será DIFERENTE? Confira os critérios estabelecidos hoje (26)
O Encceja é um exame disponibilizado pelo Governo a jovens que não concluíram o ensino básico e/ou secundário nas faixas etárias adequadas – Imagem: Canva

Correção do exame Encceja 2024

O Inep também divulgou detalhes referentes à retificação das provas do Encceja 2024 por meio de comunicado oficial. As regras são muito parecidas com as do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto as questões objetivas serão avaliadas por meio de técnicas de digitalização óptica. Além disso, dois examinadores especialistas realizarão uma avaliação abrangente do conteúdo escrito.

O processo de correção da prova de múltipla escolha

De acordo com o edital do Encceja 2024, os candidatos deverão marcar as alternativas escolhidas na folha de respostas da prova objetiva. As correções serão realizadas através de tecnologia de leitura óptica.

O cálculo da nota segue metodologia semelhante à do ENEM, utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI).  O modelo de correção não avalia apenas o número de respostas corretas fornecidas por um candidato, mas também visa compreender aspectos como seus padrões de erro e precisão, bem como a probabilidade de ter adivinhado uma resposta.

A nota será determinada para cada prova em uma escala de proficiência com média de 100 e desvio padrão de 20 pontos.

Correção da Prova Escrita do Encceja 2024

A nota de redação será atribuída em uma escala de 0 a 10. O texto será avaliado por dois examinadores, nenhum dos quais terá conhecimento do resultado da pontuação do outro.

A nota final representará uma média das notas atribuídas por dois avaliadores designados. Porém, caso exista discrepância superior a quatro pontos entre as notas atribuídas, um terceiro avaliador avaliará o trabalho e sua pontuação terá precedência sobre as avaliações anteriormente fornecidas.

Serão desconsiderados textos que não atendam aos requisitos propostos, estejam escritos em área diferente da designada ou contenham menos de quatro linhas. Rasuras também está entre os motivos da anulação.

No caso dos candidatos que tenham solicitado alojamento especializado e apresentado comprovativo do mesmo, serão utilizados métodos de correção que tenham em conta as características linguísticas do referido grupo.

Maiores informações sobre as regras do Encceja 2024 poderão ser revistas no edital oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.