Olimpíada de Português 2024: Estão abertas as inscrições

Período de inscrição chega ao fim em 10 de maio

As escolas interessadas em participar da Olimpíada de Português (OP) 2024 – Escrevendo vidas em Português já podem realizar a inscrição na competição de conhecimento. De acordo com o cronograma, as inscrições para a OP 2024 serão recebidas até o dia 10 de maio, de forma virtual. Podem participar estudantes de escolas públicas e de escolas particulares. 

Um dos principais objetivos dessa competição é promover entre os estudantes da educação básica uma reflexão sobre o uso da nossa língua materna de forma lúdica e inovadora. Nesse sentido, a comissão organizadora da Olimpíada destaca: “A OP foi idealizada por um grupo de professores e estudiosos, com o propósito de fomentar o bom uso da Língua Portuguesa entre os alunos do Ensino Básico. Suas provas e materiais propõem a reflexão sobre nossa Língua por meio de problemas, jogos e desafios idiomáticos, bem como por meio de textos clássicos de excelência e de provérbios da sabedoria popular.”

Conforme estabelece o regulamento da Olimpíada de Português, é permitida a participação dos alunos de todas as séries desde o Ensino Fundamental II, começando pelo 6º ano, até o Ensino Médio. Confira a seguir como é o processo de inscrição na OP 2024, como será a competição e as suas principais datas!

Olimpíada de Português 2024: Inscrições

Ainda segundo o regulamento da OP 2024, as inscrições para a competição estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual. Portanto, para realizar o cadastro dos seus alunos as escolas deverão acessar o site da Olimpíada e preencher o formulário de cadastro da unidade escolar. 

Além de informar o código Inep/MEC da escola, é necessário informar todos os demais dados da escola e determinar um professor ou educador da unidade como responsável pela OP na escola. Somente após essa etapa, a escola poderá inscrever os alunos que irão participar da competição.

Conforme estabelecido no regulamento, as escolas podem inscrever os alunos a partir de três categorias. São elas:

  • Categoria A: para alunos que em 2024 estejam matriculados no Ensino Médio;
  • Categoria B: para alunos que em 2024 estejam matriculados no 8º ou no 9º Ano do Ensino Fundamental;
  • Categoria C: para alunos que em 2024 estejam matriculados no 6º ou no 7º Ano do Ensino Fundamental.

Após o preenchimento dos formulários eletrônicos e da inscrição dos alunos participantes de cada categoria, a instituição de ensino deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição para efetivar a inscrição. A taxa de inscrição varia conforme a categoria da escola (pública ou privada) e o número de alunos inscritos, podendo ser consultada no site da OP e no regulamento da competição.

A Olimpíada de Português 2024 receberá as inscrições até 10 de maio.
Os vencedores da OP 2024 serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Imagem: Reprodução

A Olimpíada de Português 2024 terá duas etapas

Assim como ocorreu na 1ª edição, a OP 2024, em sua 2ª edição, contará com a aplicação de provas em duas fases. No entanto, anteriormente, os alunos inscritos passarão por treinamento nas suas respectivas escolas. A comissão da Olimpíada disponibiliza material para o treinamento através do site da OP. Além de serem usados na preparação para a competiçaõ, os materiais podem ser usados por alunos e professores para o aprofundamento no estudo da Língua Portuguesa.

Provas da OP 2024

As provas da 1ª fase serão aplicadas entre os dias 22 e 25 de maio de 2024, pelas próprias escolas. As avaliações serão enviadas pela organização da Olimpíada de Português para as escolas no dia 20 de maio. O resultado da 1ª fase será liberado em 25 de junho.

A divulgação dos locais de prova para os aprovados para a 2ª etapa está marcada para 13 de agosto. As provas da 2ª fase serão aplicadas às 15h do dia 29 de agosto. O resultado final, com a lista de alunos premiados, será divulgado no dia 22 de outubro. 

Leia também ProUni 2024/1: Está aberto prazo para manifestar interesse na Lista de Espera; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.