O que se estuda em Letras?

 

Um dos cursos universitários mais importante de todos é o curso de Letras. A importância desse curso se deve a uma de suas principais possibilidade: a formação de professores de Língua Portuguesa.

Afinal, escrever e ler a própria língua, com domínio e naturalidade, não é algo simples, por mais que aprendamos a falar desde o berço. É preciso entender como se estruturam as partes de uma frase, inclusive, para interpretar textos, e nos comunicarmos de forma polida.

Essa é uma das incumbências dos professores de português, em aulas como Literatura ou Redação. Porém, o curso de Letras não se restringe a formação de professores.

Inclusive, o aluno da Letras não recebe formação de alfabetização (na maioria das universidades – essa costuma ser ensinado na faculdade de Pedagogia).

Assim, o que se estuda em Letras. Para saber mais leia nosso artigo.

 

1.      Português

Estudar Português em Letras parece ser algo óbvio, afinal, estamos no Brasil. Porém, não é, mesmo porque, o que estudamos em Letras não é Português, mas áreas da língua portuguesa.

Áreas como oralidade, etimologia, e morfologia compõem a maioria dos currículos de Letras, de todas as universidades do Brasil, e essas matérias auxiliam o estudante a aprender sobre a língua, em seu sentido mais amplo – isso é, pela sua formação e evolução na sociedade.

Além disso, há matérias relacionadas à História social e política da língua, como o caso das matérias de etimologia, que traçam as origens da língua desde o Império Romano, até os dias de hoje.

 

2.      Latim

Isso nos leva a segunda matéria, que aparece em, praticamente, todas as faculdades de Letras do Brasil: o Latim.

Apesar de a língua não ser mais utilizada socialmente, pelo menos, desde o século 5 estudar ela é de enorme importância, para o estudante de Letras, para ele entender as origens da língua portuguesa, além de sua estrutura.

Além disso, pelo estudo do Latim, é possível identificar as raízes da cultura ocidental, uma vez que nossa cultura advém, em grande parte, dos ícones culturais greco-romanos e cristãos.

 

3.      História e Crítica Literária

Apesar de nem todos os alunos de Letras terem interesse em Literatura (há os “fãs” da gramática, no curso), as matérias e História e Crítica Literária são essenciais, para a formação de uma consciência crítica acerca das produções escritas em português.

Ao estudarmos a Literatura, de seu início pré-escrito, até as formas contemporâneas, por vezes, apenas publicadas em blog, identificamos formas de entendimento da própria estrutura da sociedade.

Já a crítica literária, essa serve para instrumentalizar o aluno, nas diferentes formas e produção de obras de literatura, dos primeiros séculos, até a atualidade.

 

4.      Linguística

Linguística não é Português, mas uma matéria que se refere a construção gramatical de uma língua em geral. Portanto, em matérias de linguística, o aluno de Letras aprende sobre a forma como a comunicação verbal se dá.

Essas matérias podem incluir linguística escrita, linguística oral, análises gramaticais, etimologia, sociolinguística (os estudos sociais acerca da comunicação) dentre outros.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.