O que é o Populismo? Por que ele é tão controverso?

 

O populismo é um termo tão amplo, quanto polêmico, dentro dos campos de estudos políticos, mas de maneira geral, ele é visto como nocivo a democracia e aos direitos humanos.

Segundo o acadêmico Cas Mudde, uma das maiores autoridades do mundo em ciências políticas hoje, a ideia básica por de trás de discursos populistas, de modo geral, é sempre um discurso de “o povo VS os inimigos do povo”, sendo que dentro desses dois lugares há espaço para diversas definições.

De maneira geral, entretanto, o que vemos é que o populismo é um recurso de organização política encontrado em todos os países do mundo, e em todas as vertentes políticas.

Porém, por que o populismo é tão nocivo? Quais são as principais críticas desse movimento?

 

Populismo: a divisão da sociedade e o messianismo

Basicamente, o populismo começa a elencar suas ações na divisão da sociedade. E é uma divisão maniqueísta, ou seja, a de que um lado é intrinsecamente mau, enquanto o outro é intrinsecamente bom.

Outra questão é a eleição de uma pessoa-chave, que será o líder popular. Esse líder vai atuar no sentido de atender demandas das classes média-baixa e baixa – a “população”, o “povo”.

Programas políticos populistas de esquerda tendem a fazer a divisão, a partir de índices econômicos. Ou seja: é o povo proletariado contra a elite financeira. Mas claro que aqui é uma generalização para fins ilustrativos.

Já os programas políticos populistas de direita tendem a dividir a sociedade, porém, por aspectos identitários. Ou seja, colocam tópicos como “os imigrantes que roubam empregos”, “os pensadores que acabam com a tradição”, entre outros.

O que precisa ser enfatizado é no que se refere a divisão. Uma política populista sempre irá se sustentar em argumentos maniqueístas, ressaltando o sofrimento da parcela oprimida, diante dos atos da parcela opressora.

 

Repostas fáceis para problemas difíceis

Outra questão do populismo, e aqui é o grande problema dessa tendência, é no que se refere às políticas públicas criadas, bem como aos planos de governo propostos.

Políticas populistas são rasas, superficiais e, quase sempre, embasadas em soluções extremas.

Por um lado, até é possível argumentar favoravelmente a um governo que insere classes populares, no cenário político. Entretanto, quase sempre, essa inserção é no sentido de favorecer uma elite econômica.

Logo, uma política populista é aquela que propõe direcionar a economia, administração pública e governança para a solução de problemas sociais, as ações colocadas são superficiais.

Essas são voltadas a atender as necessidades imediatas da parcela da população a que respondem, mais do que pensar em mudanças sociais efetivas.

O principal reflexo dessas ações são o uso de medidas extremas, pelos governos de tendência populista.

Com a justificativa atender a demandas populares, gestões populistas fazem uso da força policial arbitrária, censura, e mais formas de repressão, com a finalidade de implementar programas polêmicos.

Além disso, políticas populistas podem refletir preconceitos das mais diversas ordens, procurando inserir as defesas deles em planos governamentais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.