O que é Candomblé e o que é Umbanda?

 

Quando vamos falar de História das Religiões, há duas que são muito populares no Brasil, mas confundem a muitas pessoas: o Candomblé e a Umbanda.

Ambas as religiões são de matriz africana (mas não são africanas) ambas cultuam orixás, ambas usam práticas mágicas, ambas usam cantos e músicas com atabaques, ambas usam fios-de-contas com significado específicos, ambas fazem oferendas e trabalhos com alimentos e elementos da natureza, e ambas fazem parte da história do Brasil.

Mas ambas são diferentes.

Como assim? Vejamos (lembrando, aqui é uma introdução rápida):

 

Candomblé – o culto aos orixás

O candomblé é uma religião de matriz africana, mas não é africana propriamente dita. Como assim?

De maneira mais geral, o que podemos dizer é que no Continente Africano, antes das invasões europeias e otomanas, anteriores ao século 19, havia várias nações e impérios, compostos por vários povos diferentes.

Alguns deles são: os bantos, os nagôs-iorubas, os jingas, os congos, os malês, entre muitos outros.

E alguns desses povos cultuavam orixás. E o que é um orixá? O orixá é uma entidade espiritual, que responde a um único deus-criador (Olorum). O orixá é dotado de certos atributos, que utiliza para produzir atos mágicos, quando estão incorporados, nos cultos.

Por exemplo, Xangô, Exu, Oxum, Iemanjá.

Cada nação do continente africano que fazia o culto dos orixás cultuava apenas um. Quando começou o sequestro de populações de África, para a escravização, essas pessoas eram colocadas nos barcos aleatoriamente, a fim de impedir um motim.

Assim, em um navio negreiro poderia haver pessoas nagô, jinga, xhosa, malês… Nas américas, essas pessoas precisaram começar a se adaptar, religiosamente. Então, todos os elementos que citamos acima foram sendo estruturados em uma única forma.

Surgiu daí o candomblé (do quimbundo: casa de dança, em referência aos cultos). Porém, com o tempo, diversas vertentes do candomblé foram surgindo, dentre as quais, o candomblé queto, banto, angola, e similares.

Similarmente, elementos de religiões indígenas, eventualmente foram incorporados em algumas vertentes

 

Umbanda – o culto aos ancestrais

Já a umbanda era uma série de práticas executadas por algumas nações candomblecistas. Tanto que a palavra, na língua quimbundo, significa “Arte de cura”.

Essas práticas vinham sendo executadas desde o surgimento dos primeiros escravizados do Brasil. Porém, aqui, houve bastante influência de religiões e práticas ocultistas indígenas e europeias, além das influências católicas, kardecistas, hinduístas e similares.

Na umbanda, há orixás, mas em algumas correntes, eles não incorporam, nem interagem. Quem faz isso são os guias, espíritos que já viveram na terra, e agora estão em outro plano de existência, vindo ao nosso para dar consultas e realizar curas.

Por exemplo, os caboclos, exus, baianos e boiadeiros.

Outra questão da umbanda, é sua data de “surgimento” (hoje, questionada por muitos teólogos): 15 de novembro de 1908, quando o jovem Zélio Fernandino de Moraes recebe o Caboclo das Sete Encruzilhadas, em uma sessão kardecistas.

Hoje existem casas de umbanda diferentes, com fundamentos diversos, influências diversas (algumas falam em Jesus, outras não).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.