Moeda Flor de Cunho: você sabe o que é o TERMO que a NUMISMÁTICA adota?

Antes de você começar a vender suas moedinhas, deve entender alguns detalhes

A ciência da numismática existe no Brasil desde a década de 20, mais especificamente desde 1924, oficialmente. Nessa data fundou-se a SNB (Sociedade Numismática Brasileira), que adquire novos entusiastas a cada dia.

Se você é uma dessas pessoas, amantes do colecionismo, antes de tudo, precisa conhecer alguns termos. Além do mais, deve aprender a identificar características nas peças, por exemplo, a moeda Flor de Cunho.

O que é a moeda Flor de Cunho?

A flor de cunho é um tipo de moeda que possui suas características originais muito bem preservadas, com o brilho máximo, sem ranhuras e marcas do tempo. O termo se refere à classificação quanto à conservação do item, ou seja, à integridade ou Estado de Cunho.

Muitos acreditam que essas moedas são fabricadas apenas para colecionadores, mas não é verdade. Qualquer peça que não entrou em circulação, ou circulou pouco, consegue ser uma Flor de Cunho.

Suponhamos que alguém receba uma moeda que acabou de sair da Casa da Moeda do Brasil. Se essa peça for guardada, evitará o desgaste de passar “de mão em mão”. Portanto, Flor de Cunho se relaciona com conservação, independentemente do valor.

E algo que você deve saber também é que no mundo da numismática, inclusive em livros e catálogos, ao invés do termo completo é possível encontrar apenas a sigla “FC”. É a mesma coisa, uma vez que a base das moedas certificadas e catalogadas é a mesma.

Moeda Flor de Cunho: você sabe o que é o TERMO que a NUMISMÁTICA adota?
Antes de você começar a vender suas moedinhas, deve entender alguns detalhes – Cultura Brasil Numismática

Características únicas para identificar esse tipo de moeda

Tudo bem que a Flor de Cunho é uma peça nova, entretanto, há outros aspectos que a tornam especial. Então, se você quer começar a desvendar os mistérios do colecionismo, veja abaixo o que se deve observar na conservação das moedas Flor de Cunho:

  • Corte do cunho – A cunhagem mantém detalhes definidos e bem nítidos;
  • Acabamento perfeito – O acabamento não deve ter desgaste, marcas, bem como arranhões;
  • Alto brilho – Para que a moeda Flor de Cunho se destaque, tem que ter o brilho original, que é um dos itens que mais destacam seu estado de conservação;
  • Arestas e bordas – As laterais têm arestas sem irregularidades e totalmente visíveis;
  • Preservação do relevo – O relevo deve proporcionar a percepção realista tridimensional, se vista na posição horizontal;
  • Corte uniforme – A flor de Cunho tem o círculo perfeito;
  • Sem nenhuma marca – Não há arranhões, como citado, nenhuma marca de impacto e digitais;
  • Sem mancha – A impressão é que a peça acabou de ser cunhada, pois não tem nenhuma mancha.

Em suma, por meio de tais características você saberá identificar com facilidade a moeda Flor de Cunha. Assim, poderá também determinar sua posição na classificação das moedas.

3 Comentários
  1. Antônio carlos g s'ana Diz

    Eu tenho várias moedas reis várias, só não conseguir vender por volta de contatos e o pouco que eu me comuniquei são muitos espertalhões, aí dois bicudo não se beijam_________tenho umas delas de 1860 são várias de reis (sao diversas)_ se o Shr. Souber de uma pessoa de boa índole Po favor aí está o meu @contato. ____saty _______cubanakamcamacho@gmail.com

  2. Tenho várias moedas para comercializar, reis , Cruzeiro, só falta comercializar ________com pessoa s de boa lndoles ____Aguardo respostas __________ Boa noite :::::::::::::::; e muito Obrg ***************************************,**,, a esse time fiquem com ” Deus”

  3. Eleuberto Diz

    Tenho algumas das Olimpíadas dentre elas a da Perna de Pau (2) e outras em excelentes estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.