JUSTIFICOU ausência no Encceja 2023? Saiba HOJE (15) se foi ou não DEFERIDO

A justificativa é essencial para os estudantes realizarem as provas de 2024 gratuitamente

Nesta segunda-feira (15), o Inep divulgou o resultado das justificativas da ausência do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Esse cronograma foi divulgado através do edital da abertura do processo.

A justificativa é essencial para os estudantes realizarem as provas de 2024 gratuitamente. Conquanto, de hoje (15) até o dia 19 de abril, será possível encaminhar os recursos acerca dos resultados, visando a obtenção da gratuidade. Os candidatos dessa próxima edição, nesse sentido, precisam se atentar para os prazos e procedimentos.

O que é o Encceja?

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um exame destinado a avaliar competências, habilidades e conhecimentos dos jovens e dos adultos que infelizmente não concluíram o primeiro ou segundo grau na idade correta (regular).

A prova, em específico, contempla o Ensino Fundamental e Médio, sendo por meio desta, a concessão dos certificados para conclusão desses níveis, através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e das Secretarias de Educação.

Quem é o responsável pelo Encceja é Inep, que realiza a aplicação, o monitoramento e a divulgação de informações que são relativas às provas. Lembrando que os estudantes do EJA (Educação para Jovens e Adultos) podem participar das provas também.

Como é a consulta do resultado da justificativa de ausência no Encceja?

O resultado das justificativas está disponível dentro da Página do Participante. O acesso ao portal do Encceja é feito através das informações que estão cadastradas na plataforma gov.br, usando o CPF e a senha.

O prazo de apresentação da justificativa se deu do dia 25 de março ao dia 05 de abril, sendo que a justificativa nada mais é do que uma explicação sobre o não comparecimento dos candidatos para realizar as provas na edição anterior.

Baseando-se nessa informação, o interessado no Encceja consegue se inscrever de graça na edição atual. Portanto, aqueles que não apresentarem a justificativa ou mesmo tiver a solicitação indeferida deve pagar o valor de R$ 40 ao Inep.

O pagamento é feito através de boleto bancário gerado dentro do sistema de inscrição. Em seguida, o candidato deve efetuar a quitação em bancos, lotéricas, caixas eletrônicos ou por apps.

Quem tiver a justificativa indeferida, mas não concordar com tal decisão, deve entrar com o processo de recurso até dia 19 de abril. O processo também é feito no Portal do Participante.

Datas importantes do exame

Além dos resultados da justificativa da ausência, há outros prazos muito importantes no Encceja, alguns, inclusive, já encerrados. Veja abaixo o cronograma oficial previsto em edital:

  • Resultados da justificativa da ausência – 15 de abril;
  • Período para apresentação dos recursos – 15 até 19 de abril;
  • Resultados dos recursos – 23 de abril;
  • Período para inscrição na edição 2024 do Encceja – 29 de abril até 10 de maio;
  • Período de ressarcimento – 29 de abril até 15 de maio;
  • Solicitação do tratamento do nome social – 29 de abril até 10 de maio;
  • Solicitação do atendimento especializado – 29 de abril até 10 de maio;
  • Resultado das solicitações para atendimento especializado – 17 de maio;
  • Período de solicitação do recurso acerca do atendimento especializado;
  • Resultado do recurso – 29 de maio;
  • Aplicação das provas – 25 de agosto.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.