Resumos: 6 passos para fazer boas sínteses

Há resumos de diversos tipos: analíco, sintético, crítico, informativo.

No contexto estudantil, a habilidade de produzir resumos eficazes desempenha um papel fundamental na síntese e compreensão de informações complexas. Os resumos não apenas condensam o conteúdo de textos extensos, mas também servem como ferramentas essenciais para a revisão, a memorização e a comunicação clara de conceitos-chave. 

Neste texto, apresentaremos a importância dos resumos acadêmicos, as técnicas para produzi-los de forma eficaz e as estratégias para garantir que sejam precisos, objetivos e informativos. 

Tipos de Resumos

Existem diferentes tipos de resumo, cada um com suas próprias características e finalidades específicas. Alguns dos tipos de resumo mais comuns incluem:

Resumo Analítico

O resumo analítico é uma versão abreviada de um texto ou assunto que mantém as informações essenciais e os pontos principais do conteúdo original, enquanto também inclui análises, interpretações e opiniões do autor do resumo. 

O resumo analítico deve ser objetivo, claro e conciso, transmitindo a essência do conteúdo original, bem como sua análise e interpretação. Este tipo de resumo é particularmente útil para estudantes que desejam compreender e aprofundar seu conhecimento sobre um assunto, além de obter perspectivas e insights adicionais do autor do resumo.

Resumo Sintético

O resumo sintético mantém as informações essenciais e os pontos principais do conteúdo original, excluindo as análises, interpretações e opiniões do autor do resumo. Este tipo de resumo é útil para estudantes que desejam obter uma visão geral rápida e precisa de um assunto, sem se concentrar em detalhes específicos ou opiniões pessoais do autor do resumo.

Resumo Informativo

O resumo informativo é uma versão abreviada que é redigido em linguagem simples e acessível, facilitando a compreensão e a memorização do conteúdo. Este tipo de resumo é útil para estudantes que desejam obter uma compreensão básica de um assunto, sem se concentrar em detalhes complexos ou terminologia técnica.

Os resumos podem ser de diversos tipos. Imagem: Infopedia/Reprodução
Os resumos podem ser de diversos tipos. Imagem: Infopedia/Reprodução

Como produzir um bom Resumo? Veja 6 passos

1. Leia o texto original atentamente

Para produzir um bom resumo acadêmico, é essencial ler o texto original atentamente e compreender completamente seu conteúdo. Isso inclui identificar os principais tópicos, argumentos e conclusões do texto. Leia o texto várias vezes, se necessário, para garantir que tenha uma compreensão clara e completa do seu conteúdo.

 2. Identifique os pontos principais

Após ler o texto original, identifique os pontos principais do conteúdo. Esses pontos devem incluir os principais tópicos, argumentos e conclusões do texto. Selecione as informações mais relevantes e essenciais do texto original, excluindo detalhes desnecessários ou repetitivos.

3. Escreva um rascunho 

Escreva um rascunho do texto, incluindo as informações essenciais identificadas no texto original. O rascunho deve ser objetivo, claro e conciso, mantendo as mesmas ideias e estrutura do texto original. Certifique-se de que o resumo transmita a essência do conteúdo original de forma eficaz e eficiente.

4. Revise e edite 

Após escrever o rascunho da sua síntese, revise-a cuidadosamente para garantir que esteja clara, objetiva e concisa. Edite o resumo removendo quaisquer informações desnecessárias ou repetitivas, e garanta que ele mantenha as mesmas ideias e estrutura do texto original. Certifique-se de que o resumo seja gramaticalmente correto e escrito em linguagem formal e apropriada.

5. Ajuste o texto

Formate o texto de acordo com as orientações acadêmicas e os requisitos do texto original. Isso pode incluir o uso de fontes, tamanho de fonte, espaçamento e outros formatos específicos. Certifique-se de que o resumo esteja formatado corretamente e seja fácil de ler e entender.

6. Verifique a precisão 

Verifique a precisão do resumo, garantindo que ele transmita as mesmas ideias e conclusões do texto original. Certifique-se de que o resumo não inclua nenhuma informação adicional ou opinião pessoal do autor. O resumo deve ser uma representação fiel e objetiva do conteúdo original.

Leia também 7 dicas para resolver questões de múltipla escolha em provas de concursos; saiba mais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.