Últimas horas! Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira (15)

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma iniciativa do Governo Federal

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamentos para cursos superiores em instituições particulares, encerrará suas inscrições para o processo seletivo do primeiro semestre de 2024 nesta sexta-feira, dia 15, às 23h59 (horário de Brasília).

O que é o Fies?

Criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, o Fies tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Esses cursos devem ser ofertados por instituições de educação superior privadas que participam do programa.

Quantas vagas estão sendo ofertadas?

Nesta edição, o Fies oferta 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de educação superior. A ordem de classificação e a pré-seleção de candidatos será divulgada no dia 21 de março, em chamada única, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Novidades para 2024: Fies Social

Uma das novidades instituídas pelo MEC para este ano é o Fies Social, que reserva no mínimo 50% das vagas do Fies para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para ter direito às vagas reservadas, o candidato deve ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo e ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024.

Como é feita a inscrição?

Os interessados devem realizar a inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para se inscrever, é preciso informar o CPF e a senha. Caso o candidato não tenha conta no portal, é possível criar uma nova.

Quem pode participar do Fies 2024?

Podem participar do Fies 2024 os estudantes que concluíram o ensino médio e que não terminaram nenhum curso de graduação. O critério de seleção é por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo aceitos os desempenhos obtidos em qualquer edição do exame desde 2010.

Quem não pode participar?

Existem algumas restrições para a participação no Fies 2024. Não podem se inscrever candidatos pré-selecionados em processo seletivo anterior, enquanto perdurar situação de pendência nas fases de complementação no FiesSeleção, de validação de suas informações pela CPSA ou de validação de suas informações pelo agente financeiro; candidatos que não tenham quitado financiamento anterior pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo – CREDUC; candidatos que se encontrem em período de utilização do financiamento do Fies; e candidatos que submeteram ao ENEM com o único objetivo de autoavaliação, na condição de treineiro;

Resultado do Fies 2024

O resultado do Fies 2024 será divulgado no Portal Único no dia 21 de março. Os estudantes são pré-selecionados e, para garantir a vaga, precisam realizar os seguintes procedimentos: a primeira fase consiste em o pré-selecionado no Fies completar as informações no site oficial. Na segunda fase, depois de completar as informações, todos os pré-selecionados terão que procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. Na terceira fase, após validar a documentação pela CPSA, o selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para o fechamento do contrato.

Lista de espera do Fies 2024

Os estudantes que não forem selecionados na chamada única estarão automaticamente inscritos na lista de espera do Fies. Como não existe um novo ranqueamento, os candidatos participantes da lista de espera devem acompanhar a sua pré-seleção na página do Fies.

Critérios de participação

As inscrições para o Fies 2024 estão chegando ao fim. Portanto, se você se encaixa nos critérios de participação e tem interesse em financiar seus estudos em uma instituição privada de ensino superior, não perca tempo e faça sua inscrição. Lembre-se: o prazo termina nesta sexta-feira (15), às 23h59. Boa sorte!

1 comentário
  1. Rodrigues Diz

    Eu quero muito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.