Fies 2024/1: Período de inscrição encerra nessa sexta-feira (15)

Estão sendo ofertadas mais de 100 mil vagas

O período de inscrição para participar do programa Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024/1 chega ao fim nessa sexta-feira, dia 15 de março. De acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC) as inscrições para o Fies 2024/1 serão recebidas até as 23h59 (horário de Brasília).

O Fies é um programa promovido pelo governo federal com o objetivo de facilitar o acesso de jovens estudantes ao ensino superior por meio de financiamento estudantil. Segundo os dados divulgados pelo MEC, nesta edição estão sendo ofertadas 112.168 vagas em várias áreas do conhecimento, um aumento significativo em relação aos anos anteriores. 

Na primeira edição deste ano, já começam a valer as novas regras do programa, que está com um foco ainda maior na inclusão social. Metade das vagas ofertadas vão ser destinadas à versão social do programa. Veja a seguir como se inscrever, as principais regras e datas do Fies 2024/1!

Inscrições abertas

O período de inscrição para o Fies 2024/1 foi aberto na última terça-feira (12) e será encerrado amanhã (15). Portanto, essa sexta-feira é o último dia para quem deseja obter o financiamento estudantil se inscrever.  As inscrições são gratuitas.

De acordo com as orientações do edital, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente de forma virtual, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os interessados devem clicar nesse link e, em seguida, clicar em “Inscreva-se”. Após ser redirecionado para o sistema de inscrição, o estudante deverá fazer login na página com as credenciais da plataforma GOV.BR (CPF e senha). 

Após o login, o candidato deverá preencher seus dados cadastrais, informando dados pessoais, endereço e dados de contato. Em seguida, será necessário preencher o questionário sobre etnia/raça e demais informações para filtragem de reserva de vagas e um questionário sobre a composição do seu grupo familiar. 

Por fim, o candidato deverá escolher até três opções de curso de graduação para se inscrever. A escolha do curso poder ser feita por instituição e localidade. Após essa escolha, o estudante deverá concluir a inscrição.

Fies 2024/1
Os estudantes poderão escolher até três opções de cursos no Fies 2024/1 no momento da inscrição. Imagem: MEC/Reprodução

Quem pode se inscrever no Fies 2024/1?

Além de considerar critérios de renda, a seleção do Fies considera também as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC aceitará os desempenhos obtidos em qualquer edição ocorrida desde 2010, desde que o candidato tenha alcançado a nota mínima. 

Desse modo, em resumo, para participar do porgrama o estudante precisa:

  • Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários mínimos;

  • Ter feito qualquer edição do Enem de 2010 a 2023;

  • Ter obtido uma média geral, das cinco provas do Enem, de no mínimo, 450 pontos;

  • Não ter zerado a redação do Enem;

  • Não ter participado do Enem na condição de treineiro.

Para participar do Fies Social, é pré-requisito estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, o candidato deve ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 706).

Resultado do Fies 2024/1

De acordo com o edital, o resultado do programa será liberado no dia 21 de março. Os candidatos pré-selecionados terão o períodode 22 a 26 de março para complementar as informações dadas no momento da inscrição, e assim, garantir o direito à vaga. Posteriormente, o estudante deve dar início ao procedimento de contratação do financiamento. 

Aqueles que não forem pré-selecionados no resultado, continuarão a disputar uma vaga por meio  da lista de espera, que será divulgada do dia 28 de março a 30 de abril.

Cronograma do programa

  • Inscrições: 12 a 15/03

  • Resultado: 21/03

  • Prazo para complementação de informações dos pré-selecionados: 22 a 26/03

  • Resultado da lista de espera: 28/03 a 30/04

Acesse o edital do programa na íntegra para mais informações.

Leia também Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica recebe inscrições; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.