Inscrições para o Fies Social 2024/1 terminam HOJE (15)

Veja como se inscrever e concorrer às vagas

Uma das opções para os estudantes que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2023 é o Fies, Fundo de Financiamento Estudantil. O Fies é um programa do Governo Federal que possui o objetivo de financiar o estudo e a formação de estudantes do curso superior.

Os candidatos que pretendem participar da próxima edição do processo seletivo devem ficar atentos: as inscrições para o Fies Social 2024/1 ainda estão abertas, mas serão encerradas nesta sexta-feira, 15 de março.

Assim, para que você ainda consiga realizar a sua inscrição e participar da seleção, separamos um resumo completo sobre o Fies Social 2024/1. Vamos conferir!

Fies Social 2024/1: inscrições terminam hoje (15)

Segundo o calendário oficial pelo Ministério da Educação (MEC), o período de inscrições para participar do Fies Social 2024/1 termina nesta sexta-feira, 15 de março.

Os estudantes interessados poderão se inscrever de forma online através do Portal de Acesso Único do MEC, o mesmo portal utilizado pelos candidatos que participaram do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade Para Todos).

Além disso, conforme as informações divulgadas, é necessário possuir uma conta gov.br, a plataforma de serviços digitais do Governo Federal, para se inscrever no Fies através do Acesso Único. Dessa forma, os estudantes que não tiverem uma conta gov.br deverão se cadastrar no próprio site. 

Ficou com alguma dúvida sobre as inscrições? Acesse o edital do Fies Social 2024/1 e confira mais informações sobre o processo seletivo.

Fies Social 2024/1: mudanças no processo seletivo

Normalmente, o edital do Fies é publicado no início do ano. Porém, conforme anunciado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, o processo seletivo passou por mudanças que provocaram o adiamento na publicação do edital.

Fies
Nesta edição do Fies, os estudantes poderão indicar até três opções de cursos. Imagem: Ministério da Educação/Reprodução

Nesta edição do Fies, o programa sofreu algumas mudanças importantes. Veja quais são elas a seguir:

  1. Os candidatos poderão indicar até três opções de cursos de graduação durante a inscrição no Fies. Além disso, os cursos não precisarão fazer parte de uma mesma área, c como acontecia até em então;
  2. As vagas do Fies serão distribuídas do conceito de curso mais alto para o mais baixo. O objetivo é distribuir as vagas ofertadas entre os cursos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e evitar a oferta de cursos que ainda não foram avaliados.

Além disso, na edição de 2024, o MEC pretende retomar o papel social do Fies, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda.

Fies Social 2024/1: quem pode participar?

Segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Educação, podem se inscrever no Fies todos os candidatos que fizeram a prova do ENEM a partir da edição de 2010 e que obtiveram uma média igual ou superior (considerando as cinco provas) a 450 pontos.

Além disso, os participantes também não podem ter obtido nota zero na prova de redação do ENEM.

Fies Social 2024/1: mais de 100 mil vagas estão disponíveis

Nesta edição do Fies Social, estão sendo oferecidas 112.168 vagas para cursos em todo o país.

Uma das novidades do Fies Social é que o programa irá beneficiar os candidatos de baixa renda: o edital prevê que metade (50%) das vagas de cada edição do Fies será direcionada para os estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

Além disso, é importante ressaltar que, para esses estudantes, será permitido um financiamento de até 100% do valor do curso. 

Fies Social 2024/1: resultado

O resultado da pré-seleção da chamada única do Fies será divulgado no dia 21 de março. Além disso, todos os candidatos aprovados deverão realizar a complementação das informações indicadas no momento da inscrição entre os dias 22 e 26 de março.

Os participantes que não forem convocados na chamada única poderão participar da lista de espera do Fies. O resultado da lista será divulgado entre os dias 28 de março e 30 de abril.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.