Entenda a Importância do Canal de Suez na Economia Global

Em março de 2021, aconteceu um dos acidentes mais inusitados e inesperados dos últimos anos: um navio encalhado no Canal de Suez – Egito. A rota marítima de 193 quilômetros foi fundada em 1869, em uma parceria comercial entre o Egito e a França, mas, historiadores indicam que ela já era utilizada desde o ano 500 a.C. pelo imperador Dario I, do Primeiro Império Persa.

Ou seja, é uma rota fundamental para o comércio entre países asiáticos e a Europa e Américas. Logo, seu bloqueio representa um enorme problema para os mercados globais. Você sabe por que? Sabe o que isso implica em termos de Economia Global?

E, mais ainda, sabe o que isso implica em termos de Economia Nacional e Economia Local?

 

A importância de canais para o comércio global

O Canal de Suez não é o único canal artificial do mundo. É um dos mais importantes, e surgiu 45 anos antes do Canal do Panamá. É um canal, porque sua arquitetura se baseia no conceito de mecânica hidráulica: é uma rota construída artificialmente.

Um canal sempre tem a importância de adaptar uma área para a habitação humana e desenvolvimento econômico, ou facilitar a comunicação e transito entre duas áreas. Assim, construir um canal é um investimento bilionário, pois a construção de um demanda um projeto de engenharia gigantesco.

Para fins de comparação, em 2020, o Canal de Suez moveu cerca de US$ 5 bilhões para a economia egípcia (atualmente, o país que administra a rota).

 

Matérias-primas e produtos chegando mais rápido

O Canal de Suez não é a única rota marítima que existe, claro. Há uma rota que passa pelo Cabo das Agulhas, extremo sul do continente africano, e que efetivamente liga os oceanos Índico ao Atlântico. Já o canal do Panamá liga os oceanos Pacífico ao Atlântico.

Ambas são rotas utilizadas para o trânsito de commodities à polos industriais, e para o transito de bens em geral (produtos, máquinas, peças etc.). Ou seja, canais hidroviários servem para alimentar indústrias de diferentes países e estabelecer relações comerciais entre países e organizações continentais.

Logo, quando acontece algum imprevisto que posso frear certo setor da economia industrial, isso provoca uma reação em cadeia em todos os demais.

Como isso afeta a economia?

O bloqueio do Canal de Suez afeta a economia de diversos países, por causar um atraso no aporte de commodities para as indústrias. Mesmo se os navios adotarem rotas alternativas, essas serão em um tempo diferente, em uma distância diferente.

Essas alterações geram custos, seja em manutenção de pessoal, seja em manutenção dos veículos.

Como assim?

Imagine que há um carregamento de partes de motor de carro que atrasa. Os custos dessas partes aumentam (diminui a oferta, sem diminuir demanda). Os custos de certo carro aumentam. Os ganhos de setores que dependem da produção desse carro diminuem (porque o aumento de custo desestimula as vendas).

Isso produz uma reação em cadeia, que se estende até o consumidor final: você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.