10 motivos para você estudar chinês (mandarim) em 2021

 

Um dos países que mais cresceu nos últimos 50 anos foi a China. Desde os anos 80, a poderosa nação asiática só tem crescido.

Criticas existem, é claro. Ainda há cerceamento de algumas liberdades individuais. Entretanto, a tendência é que os chineses busquem se aproximar, cada vez mais de um formato político democrático.

Isso abre brechas para investimentos internacionais. E com eles, a demanda por mão de obra especializada. E a especialização passa, primeiro, pela língua. Falando chinês – e mais especificamente, o mandarim, a língua principal – as possibilidades de trabalho crescem.

Mas esses são só dois motivos para você procurar, já em 2021, cursos de língua e cultura chinesa. Nesse artigo, trazemos 10. Confira.

 

1.     China, a economia global que mais cresce

Como dissemos, a China teve um crescimento trilionário, nos últimos 50 anos. Hoje, é um país com milhões de indústrias, e produtos chineses dominam todos os mercados mundiais. Saber falar chinês significa estar pronto para integrar essa economia.

 

2.     Chineses fazem turismo de gasto – e muito!

No Brasil ainda é pouco comum, mas em países da Europa, todas as lojas, seja de luxo, sejam de fast fashion, contam com um funcionário fluente em chinês – isso porque, chineses que viajam, compram coisas, sem se preocupar com o preço. Ser esse funcionário pode ser o diferencial da sua carreira.

 

3.     Não só com gastos, se divertem os chineses

Além de fazerem turismo de gastos, os chineses praticam turismo cultural. Visitam museus, ruínas, áreas de interesse cultural. Ter alguém para recebê-los é essencial, para a economia turística local.

 

4.     Quem vai ensinar chinês para os brasileiros?

A busca por cursos de língua chinesa vaia aumentar nos próximos anos. Não acredite na história de que um nativo ensina melhor do que alguém de seu próprio país. É relativo. Brasileiros sabem como funciona a gramática do português. Eles saberão, em alguns casos, criar as pontes necessárias para você aprender essa língua milenar.

 

5.     Acompanhando pessoas

Um tradutor-interprete disponível, para acompanhar empresários brasileiros que não falem chinês, será um profissional muito requisitado, nos próximos anos. Além de traduzir as falas de um e do outro lado, esse profissional vai auxiliar pessoas de ambos os países a não cometerem gafes culturais.

 

6.     Quem dará aulas pras crianças?

Professores de ensino infantil, que fale chinês, serão essenciais para a adaptação de crianças chinesas que vierem para o Brasil, bem como para a adaptação de crianças brasileiras, que vão para a China, acompanhando pais executivos.

 

7.     Home care especializado

Mesmo caso acima. Uma babá ou cuidadora que consiga falar chinês está apta a atender famílias de chineses e brasileiros com bebes e idosos.

 

8.     Traduzindo o chinês

Traduzir notícias, documentos e demais textos chineses é essencial para comunicação adequada.

 

9.     Estudar numa universidade chinesa

Seja como graduando ou pós-graduando, fazer um curso superior na China, principalmente na área de tecnologia, é um enorme diferencial no currículo.

 

10.Língua franca

O chinês se tornará a língua internacional do futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.