Enem: veja 15 livros importantes para quem vai entrar na faculdade

Além dos livros necessários para os vestibulares e o Enem, existem outras obras importantes para aprender coisas que serão úteis na faculdade.

Professores do Colégio Positivo escolheram livros importantes para todas as áreas do conhecimento – são obras que todos devem ler antes de irem para a faculdade. Confira a seguir!

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15 livros importantes para quem vai entrar na faculdade

“O Discurso do Método”, de René Descartes (1637):

  • Obra do período moderno que propõe um método seguro para a construção do conhecimento científico através da razão.
  • Fundamenta a didática contemporânea e orienta a pesquisa científica.
  • Permite questionar conhecimentos do senso comum e desenvolver uma visão crítica sobre o conhecimento.

“Como as Democracias Morrem”, de Daniel Ziblatt e Steven Levitsky (2018):

  • Analisa o processo histórico e social de construção da democracia, criticando governos autocráticos.
  • Destaca a ascensão de líderes eleitos democraticamente que ameaçam os direitos fundamentais.
  • Ajuda a compreender as relações de poder na sociedade contemporânea e valoriza direitos e representatividade das minorias.

“O Teatro dos Vícios”, Emanuel de Araújo (1993):

  • Estudo das práticas políticas e sociais no Período Colonial até a atualidade, abordando o “jeitinho brasileiro” e práticas políticas comuns.
  • Fundamental para compreender características do Brasil contemporâneo e desenvolver uma visão crítica dos processos políticos brasileiros.

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“O Alienista”, de Machado de Assis (1882):

  • Clássico da literatura brasileira indicado pela professora Candice Almeida.
  • Aborda a reflexão sobre a loucura e a percepção do outro.
  • Contribui para o entendimento do comportamento humano e das relações sociais, segundo a professora Meridiana Aparecida Penga Gehlen.

“Dom Casmurro”, de Machado de Assis (1899):

  • Selecionado pelo professor Rodrigo Wieler como um dos maiores mistérios da literatura brasileira.
  • Amplia a capacidade de argumentação e o capital intelectual dos estudantes.
  • Permite compreender a sociedade brasileira do século XIX e vivenciar experiências humanas como o ciúme.

“A Semente da Vitória”, de Nuno Cobra (2001):

  • Indicação da professora Giselle Bailo Uflacker para uma vida mais saudável e significativa.
  • Trata-se de um guia para qualidade de vida, sabedoria e reconexão espiritual.

“Os Sertões”, de Euclides da Cunha (1902):

  • Escrito por Euclides da Cunha, é o primeiro livro-reportagem do Brasil.
  • Aborda a Guerra de Canudos e é indicado pelos professores Jakson Carlos Baniski e Rafael Tavares.
  • Contribui para a compreensão da história, sociologia, geografia, filosofia e literatura brasileira.

“Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre (1933):

  • Clássico nacional que aborda a formação da sociedade brasileira e a miscigenação dos povos europeus, africanos e indígenas.
  • Contribui para a formação do caráter e ensina a lidar com as diferenças, segundo o professor Fernando Cavalcante de Oliveira.

“As Crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis (1950-1956):

  • Livro de fantasia que apresenta temas importantes para a construção social e pessoal.
  • Capaz de tirar o leitor de sua zona de conforto e desenvolver o senso crítico, segundo o professor de Literatura.

“Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis (1881):

  • Marco inicial do Realismo no Brasil que evidencia questões culturais, sociais e filosóficas.
  • Contribui para a construção de um intelecto voltado ao debate e ao questionamento, segundo a professora Denize Juliana Reis Cardoso.

“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos (1938):

  • Romance que reflete sobre as condições de vida do povo brasileiro.
  • Revela uma parte da realidade brasileira e é fundamental para o conhecimento do futuro profissional, segundo a coordenadora Liziane Paiz Petri.

“A Menina que Roubava Livros”, de Markus Zusak (2005):

  • Aborda a importância da leitura em meio à Segunda Guerra Mundial.
  • Essencial para qualquer estudante e ajuda a desenvolver empatia e compreensão sobre o contexto histórico, segundo a professora Karina Ody.

“Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus (1960):

  • Diário que expõe o racismo, a desigualdade social e a fome no Brasil.
  • Contribui para compreender melhor o país e as pessoas que nele vivem, segundo a professora Caroline Knüpfer.

“Aprendendo Inteligência”, de Pierluigi Piazzi (2014):

  • Auxilia os estudantes a organizarem seus estudos e aprender com mais facilidade.
  • Livro indicado para qualquer nível de escolaridade, segundo a professora Daiane Cristine Peternela Chimello.

“Os Miseráveis”, de Victor Hugo (1862):

  • Obra que ultrapassa a literatura, trazendo uma mensagem social e emocional.
  • Fundamental para aprender sobre honestidade, integridade e empatia perante a sociedade, segundo a professora Kalen Franciele Piano.

Com informações de exame.com.

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