‘Enem dos Concursos’: O que você precisa saber para se inscrever

O período de inscrição para o Concurso Nacional Unificado (CNU), popularizado como o ‘Enem dos Concursos’, foi aberto na sexta-feira, dia 19 de janeiro. Desse modo, os interessados em concorrer a uma vaga no funcionalismo público federal já podem realizar a inscrição no processo seletivo.

De acordo com os editais, o CNU tem como objetivo o preenchimento de 6.640 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre 21 órgãos federais. No entanto, esse modelo de concurso criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, conta com uma prova unificada, a ser aplicada em todo o país, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Há vagas para dezenas de cargos de nível médio e superior, mas a maior parte dos cargos exigem graduação. As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes eixos temáticos:

  • Administração pública
  • Setores Econômico, Infraestrutura e Regulação
  • Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário
  • Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Políticas sociais, justiça e saúde
  • Trabalho e Previdência
  • Dados, Tecnologia e Informação
  • Nível Intermediário

Desse modo, há vagas para diversos órgãos, como Inep, IBGE, Incra, Anel, e ministérios, como o Ministério da Educação, da Cultura da Saúde, da Justiça e da Segurança Pública, do Planejamento e Orçamento, entre outros. Mas, afinal, o que é necessário saber antes de realizar a sua inscrição no Enem dos Concursos? Confira a seguir tudo que você precisa saber para se inscrever no CNU!

As provas serão aplicadas em cerca de 5 mil locais em todo país. Imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil
As provas serão aplicadas em cerca de 5 mil locais em todo país. Imagem: Rovena Rosa / Agência Brasil

Enem dos Concursos: Inscrições abertas

As inscrições para o Enem dos Concursos foram abertas ontem, dia 19 de janeiro. De acordo com o cronograma, os interessados terão até o dia 9 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, através deste link, com as credenciais da plataforma gov.br. O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o bloco temático, podendo ser de R$ 60,00 a R$ 90,00.

O CNU permite que o candidato concorra a diversos cargos. No entanto, apesar de haver oito blocos temáticos, só é possível realizar a inscrição em um deles. Por isso, é importante ter bastante atenção na inscrição, escolhendo o bloco que melhor atende ao seu perfil.

Passo a passo para se inscrever no CNU

O primeiro passo para se inscrever no CNU é acessar o site do concurso (clique aqui!) e fazer login usando o número de CPF e senha cadastrada no Portal gov.br. São aceitos todos os níveis de acesso. Em seguida, você deve clicarem aceitar os termos de uso e em “Iniciar Inscrição”. Você será direcionado para um formulário sobre os dados pessoais. Após informar todos os dados solicitados, será o momento de escolher um dos oito blocos temáticos. Após a escolha do bloco temático, o candidato deve selecionar os cargos para os quais deseja concorrer a uma vaga. Ao optar pelos cargos, certifique-se de que cumpre os pré-requisitos exigidos para cada cargo.

É possível escolher diversos cargos dentro do bloco escolhido, ou seja, você pode escolher um ou até mesmo todos os cargos do bloco. Em seguida, você deverá indicar a ordem de preferência de cada cargo. Para isso, basta reorganizálos na lista clicando nas setas e clicar em “Avançar”.

Posteriormente, o candidato deve escolher o estado e a cidade na qual deseja realiar as provas. Posteriormente, o candidato pode optar por concorrer às vagas reservadas para negros ou PCDs, solicitar tratamento por nome pessoal ou a isenção da taxa de inscrição. Caso não seja esse seu caso, basta gerar o boleto e pagar a taxa para concluir a sua inscrição.

Principais datas do CNU

  • 19/01 a 09/02 – Inscrições;
  • 29/02 – Divulgação dos dados finais de inscrições;
  • 05/05 – Provas;
  • 03/06 – Resultado preliminar;
  • 30/07 – Resultado final;
  • 05/08 – Convocação para posse e cursos de formação.

Leia também Bolsas do Ensino Médio: governo iniciará pagamentos a partir de março; saiba mais sobre o programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.