DESCONTO de até 65% na CONTA DE LUZ: veja como conseguir

Sua conta de luz está pesando no orçamento? Não se preocupe, pois existe uma maneira de obter um desconto de até 65% na sua conta de energia elétrica. Continue lendo para saber mais.

O Custo da Energia Elétrica

A energia elétrica é um serviço essencial para todos os brasileiros. No entanto, o custo desse serviço compromete uma grande parte da renda de muitas famílias, principalmente aquelas com menor renda.

Além disso, muitos consumidores reclamam sobre a alta taxa cobrada, mesmo quando passam o dia fora de casa. Isso ocorre porque vários aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos consomem mais energia do que imaginamos.

A Influência da Bandeira Tarifária

Desde abril de 2022, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem mantido a bandeira tarifária verde em vigor no Brasil. Isso significa que não há cobrança extra na conta de luz, o que poderia deixar o valor ainda mais alto. No entanto, as tarifas de eletricidade residencial continuam elevadas.

Para aliviar essa situação, o Governo Federal oferece a Tarifa Social de Energia Elétrica, um programa para reduzir as dificuldades que as famílias de baixa renda enfrentam.

O que é a Tarifa Social?

A Tarifa Social é um programa do Governo Federal que visa oferecer descontos na conta de energia elétrica para famílias de baixa renda. A economia pode variar entre 10% e 65%, dependendo do consumo de energia da família.

Quem pode se inscrever na Tarifa Social?

A Tarifa Social é destinada a grupos específicos de pessoas. Para se qualificar para o desconto na conta de luz, o consumidor deve atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:

  1. Ser idoso com 65 anos de idade, ou mais, ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  2. Fazer parte de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 660);
  3. Fazer parte de uma família inscrita no CadÚnico, com renda mensal de até três salários mínimos (R$ 3.960), que tenha uma pessoa com doença ou deficiência grave que precise de uso permanente de aparelhos elétricos para tratamento, procedimento médico ou terapêutico.

Os descontos variam de acordo com o consumo de energia da família:

  • Consumo de 0 a 30 kWh/mês – Desconto de 65%;
  • Consumo de 31 a 100 kWh/mês – Desconto de 40%;
  • Consumo de 101 a 220 kWh/mês – Desconto de 10%.

Como se inscrever no CadÚnico?

O CadÚnico é uma ferramenta do governo federal criada para incluir as famílias mais pobres do país em programas sociais. Para se inscrever, as famílias devem atender a alguns requisitos específicos.

Depois de se inscrever no CadÚnico, a família poderá solicitar a entrada na Tarifa Social.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é uma excelente opção para as famílias de baixa renda que desejam economizar na conta de luz. Se você se enquadra em um dos requisitos para se inscrever no programa, não perca tempo e faça sua inscrição hoje mesmo.

Dicas para economiza energia elétrica

Aproveitando a iluminação natural

A iluminação natural é uma forma eficaz e ecologicamente correta de reduzir o consumo de energia. Aqui estão algumas maneiras de otimizar a iluminação natural em seu espaço:

  • Substitua cortinas escuras por modelos de tecido claro e translúcido.
  • Instale espelhos perto das janelas para refletir a luz natural.
  • Pinte as paredes de cores claras para absorver menos calor e refletir mais luz.
  • Posicione móveis de estudo ou trabalho perto das janelas para aproveitar a luz natural.

Desconectando aparelhos da tomada

Aparelhos em standby ainda consomem energia. Portanto, é recomendável desconectar dispositivos quando não estiverem em uso, inclusive:

  • Computadores
  • Micro-ondas
  • Cafeteiras
  • Televisores
  • Smartphones

Escolhendo eletrodomésticos eficientes

Eletrodomésticos com o Selo Procel A são mais eficientes em termos de consumo de energia. Portanto, ao escolher novos eletrodomésticos, procure por este selo.

Posicionamento de geladeira e fogão

Manter a geladeira e o fogão próximos um do outro pode aumentar o consumo de energia, pois um interfere no funcionamento do outro.

Uso consciente do chuveiro elétrico

O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. Aqui estão algumas dicas para economizar energia:

  • Use o modo “verão” sempre que possível.
  • Evite remendos caseiros na resistência.
  • Mantenha os orifícios do chuveiro limpos.
  • Reduza o tempo do banho, especialmente no inverno.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.