Conheça as profissões que mais pedem inglês no currículo

Dominar o inglês é exigência básica para alguns profissionais

O conhecimento do idioma inglês tornou-se uma exigência em muitos campos profissionais. Com a globalização e a expansão das empresas multinacionais, a capacidade de se comunicar efetivamente em inglês tornou-se uma habilidade essencial no mundo dos negócios. Nesse sentido, para algumas profissões, dominar o inglês é tarefa básica. Portanto, agora vamos conhecer as seis carreiras que mais exigem inglês no currículo.

Mudanças no mercado de trabalho

O mercado de trabalho passou por mudanças significativas nos últimos anos. A globalização, o avanço tecnológico e a crescente necessidade de profissionais com um perfil mais multidisciplinar são alguns dos principais fatores que contribuíram para essas mudanças.

Nesse contexto, o inglês assumiu uma posição de destaque, tornando-se uma habilidade quase obrigatória para muitos cargos. Independentemente da área de atuação, é cada vez mais comum que as empresas busquem profissionais que possam se comunicar efetivamente em inglês.

A importância do inglês no mercado de trabalho

Há um ditado que diz: “O mundo é um lugar pequeno, mas o mercado de trabalho é um oceano vasto”. E dentro desse oceano, o inglês é a língua franca. A fluência em inglês não é mais apenas um “bônus”, mas uma necessidade em muitas profissões.

De acordo com a empresa de recrutamento Robert Half, cerca de 60% dos empregos de nível gerencial em empresas globais exigem fluência em inglês. E não se trata apenas de grandes corporações – as pequenas e médias empresas também estão buscando profissionais que dominem o inglês, especialmente aquelas que têm planos de expansão internacional.

O inglês é considerado a língua universal dos negócios. Dominar essa língua permite que os profissionais se comuniquem com colegas, clientes e parceiros de negócios ao redor do mundo. Além disso, muitas das informações técnicas e científicas são publicadas primeiramente em inglês, tornando o domínio do idioma essencial para se manter atualizado.

Ter o inglês no currículo não apenas aumenta as chances de conseguir um bom emprego, mas também pode abrir portas para oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

Profissões que mais exigem inglês no currículo

A seguir, listamos as seis profissões que mais exigem inglês no currículo:

Comércio Exterior

Profissionais de Comércio Exterior lidam com importação e exportação de produtos, o que inevitavelmente envolve comunicação com empresas e governos estrangeiros. Portanto, a fluência em inglês é necessária para garantir a eficiência das transações comerciais.

Comissário de Bordo

Os comissários de bordo são responsáveis pela segurança e conforto dos passageiros durante os voos. Como eles lidam com pessoas de diferentes nacionalidades, a capacidade de se comunicar em inglês é essencial.

Desenvolvedor de Software

Os desenvolvedores de software usam linguagens de programação para criar programas e aplicativos. A maioria dessas linguagens é em inglês, o que torna o domínio do idioma uma necessidade para esses profissionais.

Analista de Marketing Digital

O marketing digital envolve a promoção de produtos ou serviços através de canais digitais, muitos dos quais são globais. Portanto, a fluência em inglês é vital para entender e se envolver com o público-alvo.

Analista de TI

Os profissionais de TI usam softwares e linguagens de programação (principalmente em inglês) para resolver problemas técnicos. Além disso, muitos manuais de instruções e documentações técnicas estão em inglês, tornando a fluência no idioma uma necessidade nessa área.

Tradutor

Os tradutores trabalham convertendo textos de um idioma para outro. Para tradutores que trabalham com o inglês (seja como língua fonte ou alvo), a fluência no idioma é, naturalmente, uma exigência.

O inglês é a língua internacional dos negócios, da ciência, da tecnologia e de muitos outros campos. Portanto, o domínio do idioma inglês é uma habilidade que se tornou quase indispensável para muitas profissões. Seja você um estudante planejando seu futuro ou um profissional procurando avançar em sua carreira, investir em suas habilidades em inglês definitivamente vale a pena.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.