Conheça 5 canais do YouTube para estudar para concursos públicos

No YouTube, há diversos canais que oferecem conteúdo para estudar para concursos públicos, e os vídeos gratuitos disponíveis neles podem ser úteis!

O YouTube é uma ferramenta útil para estudantes se prepararem para concursos públicos, oferecendo muitos vídeos educativos que podem ajudar nos estudos de forma interessante. Enquanto os livros são uma maneira tradicional de aprender, os vídeos online são uma forma mais dinâmica de absorver conhecimento.

Quando usar o YouTube para estudar, é importante manter o foco e evitar distrações, como redes sociais ou vídeos irrelevantes. Aproveite os recursos disponíveis online e escolha aqueles que são mais úteis para seus objetivos de aprendizado.

Portanto, se você está buscando aprovação em concursos públicos, aqui estão 5 canais do YouTube que podem te ajudar. Confira!

Veja também: ENEM 2024: dicas para começar a estudar para a prova de redação

5 canais do YouTube para estudar para concursos públicos

Estratégia Concursos

Aproveitar o canal Estratégia Concursos para estudar pode agregar muito à sua rotina de preparação. Com uma enorme audiência de mais de 2,61 milhões de inscritos no YouTube, o canal oferece uma variedade de aulas gratuitas organizadas em playlists e atualizadas semanalmente.

Com informações constantemente atualizadas, o canal aborda diversas áreas, como raciocínio lógico, atualidades, informática, gabaritos e provas. Além disso, oferece valiosas orientações para aspirantes a diferentes carreiras, como os concursos do TRE, carreiras bancárias como a Caixa Econômica Federal, cargos policiais como o da PRF, carreiras fiscais, jurídicas, entre outras.

Gran Cursos Online

No momento, a página do GranCursos Online no YouTube tem uma audiência de 2,38 milhões de seguidores. Com atualizações diárias, esse canal se tornou uma ferramenta essencial para aqueles que estão se preparando para concursos de várias instituições.

Os vídeos abordam uma ampla gama de temas, desde a resolução de questões e simulações até uma análise minuciosa dos editais, revisões antes das provas, visões gerais dos concursos em andamento, estratégias de estudo e muito mais.

Fernando Mesquita

O canal de Fernando Mesquita, que atualmente possui uma audiência de 616 mil inscritos, é amplamente popular. Nele, são abordados temas como concursos públicos, produtividade e a vida em um ambiente descontraído e agradável. Além disso, Fernando mantém um blog onde disponibiliza uma variedade de materiais úteis, incluindo cursos.

Rafaela Motta

O canal da Professora Rafaela no YouTube é focado em língua portuguesa, porém também disponibiliza informações sobre técnicas de preparação para concursos específicos. Apesar de disponibilizar materiais gratuitos, os interessados podem optar por adquirir cursos de português. Atualmente, o canal possui 198 mil inscritos.

Veja também: Dicas para estudar para a prova de Matemática do ENEM 2024

Gerson Aragão – Método de Aprovação

O canal do YouTube de Gerson Aragão, conhecido como Método Aprovação, mantém os aspirantes a concursos públicos informados sobre os obstáculos enfrentados durante o processo de preparação para as provas. Como Defensor Público em Sergipe e aprovado em várias seleções por todo o Brasil, Gerson compartilha seu conhecimento e vivência com 301 mil inscritos.

Assim, ele se dedica a abordar estratégias para lidar com a escassez de tempo para estudar, a ansiedade, e oferece conselhos preciosos sobre interpretação de texto, entre outros tópicos relevantes para os concurseiros.

Cuidado com as distrações da internet!

Agora que você já conhece esses canais de estudo, fique atento a algumas dicas para se concentrar e estudar pela internet. Sabemos que a internet é útil, mas pode trazer muitas distrações, por isso, tome cuidado.

Uma dica é escolher um local de estudo adequado. Se você já estuda para concurso, provavelmente tem um lugar específico para isso, o que é importante para sua concentração. Evite estudar no sofá enquanto assiste TV, pois isso pode atrapalhar seu aprendizado.

Após estar no seu local de estudo, desconecte-se das redes sociais. Lembre-se de que você é o responsável pelo sucesso do seu estudo e pela sua aprovação. Não culpe fatores externos, como as redes sociais, pois você tem o controle sobre elas.

Outro ponto importante é estabelecer um horário fixo para estudar. Sem uma rotina definida, seus estudos podem ficar bagunçados, o que não é ideal para um bom desempenho em concursos.

Se optar por um curso online, verifique se ele é de qualidade e atende às suas necessidades. Certifique-se de que possui aulas bem preparadas e materiais de apoio adequados.

Se você não consegue se disciplinar para estudar online, considere fazer um curso presencial ou frequentar bibliotecas, que são ambientes propícios para o estudo.

Contudo, se acredita que pode aproveitar o potencial da internet a seu favor, use os canais de YouTube recomendados, escolha os que mais lhe interessam, estabeleça um horário de estudo, evite as redes sociais e concentre-se nos estudos.

Por fim, com foco, disciplina, planejamento e organização, você pode alcançar a aprovação no concurso público que tanto deseja!

Veja também: Dicas, salários e edital: saiba tudo sobre o Concurso TSE 2024

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.