Como sustentar uma microempresa familiar tradicional?

Um dos motes que Hollywood mais gosta, em filmes de drama familiar, é o choque de gerações entre um microempresário, e seu filho de mentalidade empreendedora. Isso acontece porque o modelo tradicional de empresa, é, diante de grande conglomerados, bastante difícil de sobreviver.

Mas não impossível.

Primeiro é importante falarmos que aqui estamos considerando microempresas familiares. Em um exemplo clássico, o restaurante fundado pelo avô de um jovem, que hoje tem vinte e poucos anos e acaba de se graduar.

Ou seja, empresas familiares de capital fechado, e não megacorporações, como a rede Hilton ou o Grupo Pão de Açúcar.

Como fazer uma empresa tradicional, tipo um restaurante ou uma barbearia sobreviverem ao avanço de grandes empresas?

 

Primeiro passo: defina seus objetivos

Sustentar uma empresa tradicional, seja ela qual for, demanda que os envolvidos estejam interessados nisso. Não basta estar que uma pessoa, normalmente o mais jovem, esteja interessado, se aqueles que já estavam no batente antes, não quiserem assumir essa luta.

Assumir essa luta pressupõe mudanças. Manter a essência dos negócios, com o capital fechado, é possível, mas o administrador dessa mudança precisa ter isso bem claro.

Não adianta nada um dos planos de ação ser reformar o ambiente interno, se o principal envolvido quiser manter a aparência antiga, por exemplo.

 

Como lidar com as hierarquias

Diante de novas gerações, uma microempresa familiar corre um risco: o da família não lidar bem com a quebra de hierarquias, no ambiente de trabalho.

Uma coisa, todos precisam ter na cabeça: se o filho mais novo for o administrador, isso não significa que o pai perdeu seu lugar de chefe-de-família. A empresa é uma coisa, a família é outra.

O familiar-fundador pode ser o “CEO” da empresa, se ele souber o que está fazendo – e isso incluí fazer cursos de atualização, como Gestão de Negócios e Análises Financeiras e Marketing na Gestão Empresarial.

Se esse papel couber ao neto, então que o resto da família respeite essa posição hierárquica (na empresa, claro).

Famílias que confundem esses limites acabam com duas coisas: com os negócios e com os almoços de domingo.

 

O que mudar e o que manter

Mudanças são necessárias, lembra? Às vezes essa mudança pode ser o tipo de serviço; às vezes, pode ser um novo plano de marketing; às vezes é simplesmente tudo.

O plano de ação da atualização de uma empresa familiar depende das intenções dos envolvidos. Essas intenções definem essa etapa.

Um restaurante antigo pode manter seu menu, em um ambiente reformado, de estilo moderno, ou pode assumir a “identidade vintage”, como seu diferencial.

Por isso, repetimos: tenha os objetivos bem claros, para saber o que fazer para alcança-los. Saiba quem é o público-alvo dessa reformulação da empresa, e crie sua estratégia de negócios visando a ele, exclusivamente.

Outros públicos virão, naturalmente, por razões mais variadas, em um segundo momento.

Entretanto, primeiro, é necessário fazer com que o negócio sobreviva; para isso, gerar lucro é vital, mas esse só virá com clientes.

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