Como se tornar roteirista?

 

Essencial para a produção de conteúdos publicitários, indispensável para qualquer tipo de filme ou programa de TV, a pessoa por trás dos telejornais, os roteiristas são os profissionais que escrevem roteiros, e dão a alma de qualquer produção audiovisual.

Afinal, o trabalho de um roteirista vai muito além de um simplista “Externo/dia” (isso é, a descrição do cenário e as falas), como muitos podem pensar.

As falas e o cenário são só dois pontos, que os roteirista precisa escrever. Há outras partes de um roteiro, e elas muitas vezes, nem são percebidas por quem assiste a um filme, série ou programa. Por exemplo, as emoções de uma personagem, indicações para o diretor de fotografia, indicações o diretor de efeitos especiais…

Um roteiro envolve muitos elementos da produção audiovisual – inclusive, o texto.

E você sabe como “nasce” um roteirista? Sabe o que alguém que almeja a profissão deve fazer?

 

Qual curso forma roteiristas?

Normalmente, roteiristas estudam em cursos como Cinema e Rádio & TV (e vale dizer, a graduação em Rádio & TV pode ter muitos nomes, como “Produção audiovisual”, “Comunicação Social”, “Comunicação em multimeios”, etc.).

Entretanto, qualquer pessoa que se interesse por roteiros pode virar um roteirista. A maior diferença é que, em um curso de roteiro, o aspirante aprenderá a escrever esse tipo de texto de forma mais técnica, além de já poder ir construindo uma rede de contatos.

Assim, jornalistas, publicitários, bacharéis em Letras, e todo mais que se interessarem, podem fazer uma especialização em escrita de roteiros (em geral, ofertada em faculdades de belas artes), e, para ampliar sua experiência, em produção audiovisual.

Roteiros, como dissemos, não são só o texto. Conhecer todas as particularidades de uma produção de cinema ou TV, vai garantir roteiros mais elaborados.

 

Construindo um currículo

A partir do primeiro curso, o roteirista iniciante precisa construir um currículo, isso é, fazer trabalhos como roteirista, além de ir se aperfeiçoando.

O início, provavelmente, envolverá produções menores, ou mesmo trabalhos de assistente de produção. Porém, o roteirista iniciante não deve se sentir desmotivado, pois conhecer os bastidores de uma produção audiovisual é essencial para todos desse meio.

Dependendo, ainda, do tipo de roteiro que você pretende fazer, ter experiência profissional em áreas correlatas é tão importante quanto experiências com roteiros.

Por exemplo, no caso de roteiros de publicidade, fica mais fácil encontrar o primeiro trabalho se você já for formado em Publicidade, ou tiver uma formação em Marketing.

O mesmo vale para roteiros de programas de TV, telejornais, e produções culturais.

 

Outras opções: editais de fomento à cultura e produções independentes

Com o advento da internet, e o avanço de tecnologias de gravação semiprofissional a preço populares, produzir um roteiro, filmar e divulgar ele de forma independente ficou muito mais “fácil” (se você tiver como arcar com os custos dessa produção).

Além disso, editais de fomento a cultura podem ser uma boa opção. Alguns são exclusivamente para iniciantes. Você pode descobrir eles em sites de concursos, e sites de órgãos culturais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.