Como se tornar piloto de helicóptero?

 

Recentemente publicamos um artigo explicando como se tornar piloto de avião. Porém, cometemos uma gafe: devíamos ter começado explicando como se tornar um piloto de helicóptero.

Isso porque, segundo dados da agência Investe SP, São Paulo é a cidade com mais voos de helicóptero no mundo. Tanto que na cidade, há um rigoroso controle de tráfego aéreo desse tipo de aeronave. Ou seja, virar piloto de helicóptero é um emprego (bem) garantido.

E ainda, segundo os dados trazidos pela agência, o Rio e BH também estão no top-10.

Logo, ser piloto de helicóptero no Brasil é um investimento profissional seguro.

E, como era de se esperar, a licença para esse veículo não é a mesma do avião. São equipamentos bem diferentes.

Assim, confira como virar piloto de helicóptero:

 

1.      Tudo começa na Anac

Antes de começarmos, vale dizer: para ser piloto é preciso ter no mínimo 18 anos. Posto isso, vamos em frente.

Para você ser piloto de helicóptero, primeiro é preciso tirar o Canac – uma licença de pilotagem obtida no site da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.

É tudo feito online.

 

2.      O exame médico

Para você ter autorização para pilotar, é preciso passar por um exame médico específico, o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), que vai avaliar o físico e o psicológico do candidato. Vale dizer que é um exame (em geral, mais de R$400).

 

3.      As aulas teóricas

Obtido o seu CMA, você pode começar o curso de Piloto Privado de Helicópteros (PPH). É um curso bastante semelhante ao curso de aviação, exceto pelas partes técnicas-mecânicas.

Em comum, você aprenderá sobre meteorologia, navegação, legislação de tráfego aéreo, entre outros.

A maior parte das escolas autorizadas cobra a partir de R$2.000.

Depois disso, você faz a prova da Anac e, sendo aprovado com, no mínimo, 70%, já pode começar as aulas práticas.

 

4.      As aulas práticas

Após a aprovação, é preciso fazer aulas práticas de pilotagem de helicópteros.

Essas também são bem caras. Algumas escolas cobram quase R$1.000 por hora – e o mínimo de aulas exigido pela Anac, para quem quer fazer a prova prática é de 35 horas.

As aulas práticas de helicóptero, diferente de aulas de aviação, envolvem partes teóricas, com a leitura dos manuais da aeronave onde acontecerão as aulas.

Depois disso, há uma prova, onde o candidato precisa realizar manobras orientadas.

 

5.      Plot twist: a PPH não permite você trabalhar como piloto

Depois de tirar sua licença de Piloto Privado de Helicópteros, você só poderá trabalhar como piloto, quando obter a PCH – a licença de Piloto Comercial de Helicópteros.

A PCH envolve um outro curso, específico para voos comerciais, e mais aulas práticas de voo – no mínimo 100. Depois disso, é preciso fazer uma nova prova da Anac.

 

6.      Demais licenças

Após obter a PCH, o futuro piloto pode tirar mais duas licenças, a Instrutor de Voo de Helicóptero (INVH) e a Voo por instrumentos (IFRH).

Elas não são obrigatórias. Mas dão um destaque no currículo do piloto.

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