Como reduzir o consumo de papel, na sua empresa: 4 dicas práticas para um ambiente de trabalho sustentável

 

Um dos maiores problemas em empresas é consumo de papel. Isso porque, empresas utilizam papeis e impressões, para fazerem suas comunicações, informe e relatórios.

Além disso, há os arquivos, livros-caixa antigos, livros-pontos, atas e demais documentos. Quando colocamos esses dados em valores, o que vemos é um numero absurdo, em relação ao uso de papel.

 

Pouco papel para muitas empresas

Dados da Revista Exame do ano passado apontam que, no comércio eletrônico, uma média de 8% do faturamento é com uso de papel. Além disso, a manutenção e criação de documentos impressos também gera gastos desnecessários.

E se não bastasse todas essas questões, temos, claro, a sustentabilidade, uma questão que urge, no século 21. Fazer folhas de papel branco está se tornando cada vez menos rentável, e ecológico.

E para fazer 10 mil folhas, uma árvore de eucalipto demora uma média de 7 anos, para atingir a maturidade ideal para a produção.

Isso pode parecer muito, mas se considerarmos dados do site Poder 360, são pelo menos 14 milhões de empresários, no país.

Logo, economizar é urgente. Como?

 

1.      Leia online

Muitos empresários, funcionários e demais empregados corporativos imprimem tudo o que for possível, em seus ambientes de trabalho.

Algumas dessas impressões são extremamente irrelevantes, pois são documentos de uso efêmero. Atas de reunião, relatórios, circulares. Ou seja, serão lidos e descartados.

Logo, eles poderiam estar apenas online. E para isso, há meios eficazes de se divulgar informações. Do tradicional e-mail, à cloud computing, passando por blocos de nota em tablets.

Trata-se de uma mudança na cultura empresarial. Mas é uma mudança necessária.

 

2.      Imprima frente e verso e em tamanhos menores

Arquivos não precisam ser, necessariamente, em tamanho A4 para ter valor como documento interno. E não precisam ser impressos apenas na frente.

Essas pequenas mudanças na cultura empresarial podem parecer pouca coisa. Mas são essenciais, para uma empresa ser ecologicamente correta.

Se uma ata de reunião tem 10 páginas, impressa frente e verso, ela representa um gasto de apenas 5 folhas.

Já papeis necessários, como notas fiscais ou relações de almoxarifado, essas podem ser feitas em meia página.

 

3.      Use programas de assinatura digital

Diversas empresas, inclusive uma estatal, já tem programas de assinatura digital de documentos.

Adotar um desses programas garante menos impressões, pois uma empresa tem documentos com poucos textos, outros de alta rotatividade e similares.

Com programas de assinatura digital, sua empresa consegue economizar impressões, e ainda assim produzir documentos de valor jurídico.

 

4.      Faça parcerias com cooperativas de reciclagem

Não sendo propriamente uma dica de redução de papel, é, certamente uma dica de como fazer sua empresa ser mais sustentável.

Parcerias com cooperativas de reciclagem ajudam sua empresa a descartas o lixo corretamente, além de movimentar uma importante esfera da economia: a de empregos para pessoas sem muita qualificação formal.

Além disso, parcerias desse tipo podem levar a incentivos fiscais, como por exemplo o IPTU Verde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.